Quaest entrevistou 1.002 eleitores em Maceió.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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A Quaest divulgou neste sábado (5) uma pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Maceió (AL) na véspera do 1º turno das eleições municipais de 2024. Os dados da pesquisa em Maceió foram divulgados pela TV Gazeta de Alagoas e pelo G1 Alagoas.

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Os dados mostram o atual prefeito, João Henrique Caldas, o JHC (PL), com 77%, e Rafael Brito (MDB), com 16%.

Lobão (Solidariedade) tem 4%, Lenilda Luna (UP) tem 2% e Nina Tenório (PCO) tem 1% – com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados.

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Quaest: pesquisa em Maceió

Estimulada (votos válidos)

  • JHC (PL): 77%
  • Rafael Brito (MDB): 16%
  • Lobão (Solidariedade): 4%
  • Lenilda Luna (UP): 2%
  • Nina Tenório (PCO): 1%

Estimulada (votos totais)

Quando é o resultado da pesquisa estimulada sem a exclusão de brancos, nulos e indecisos do resultado final.

  • JHC (PL): 69% 
  • Rafael Brito (MDB): 12%
  • Lobão (Solidariedade): 2%
  • Lenilda Luna (UP): 2%
  • Nina Tenório (PCO): 0% 
  • Indecisos: 4%
  • Branco/Nulo/Não pretende votar: 11%
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Pesquisa espontânea

  • JHC (PL): 60%
  • Rafael Brito (MDB): 8%
  • Lenilda Luna (UP): 1%
  • Lobão (Solidariedade): 1%
  • Nina Tenório (PCO): 0% 
  • Indecisos: 27% 
  • Branco/Nulo/Não pretende votar: 3%

Metodologia: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Maceió foi contratada pela TV Gazeta de Alagoas Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº AL-01943/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

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Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.