A Quaest divulgou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Piracicaba (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024.
Barjas Negri (PSDB) aparece na frente nos cenários espontâneo e estimulado, enquanto o adversário do PSD, Helinho Zanatta ocupa a segunda colocação.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Piracicaba no 2º turno
Espontânea
No dia 27 de outubro, haverá o segundo turno para o cargo de prefeito. Você já escolheu em quem votar? Se sim, em quem?
- Barjas Negri (PSDB): 34%
- Helinho Zanatta (PSD): 26%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 5%
- Indecisos: 35%
Estimulada
Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?
- Barjas Negri (PSDB): 47%
- Helinho Zanatta (PSD): 35%
- Brancos/Nulos/Não vai votar: 11%
- Ainda não decidiu/Indeciso/Não sabe: 7%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Piracicaba
Barjas Negri (PSDB)
- É definitiva: 76%
- Pode mudar caso algo aconteça: 23%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Helinho Zanatta (PSD)
- É definitiva: 77%
- Pode mudar caso algo aconteça: 23%
- Não sabe/Não respondeu: não pontuou
Pesquisa em Piracicaba perguntou sobre a imagem dos candidatos
Barjas Negri (PSDB)
- Positiva: 67%
- Negativa: 23%
- Não sabe/Não respondeu: 5%
- Outras respostas: 5%
Helinho Zanatta (PSD)
- Positiva: 48%
- Negativa: 12%
- Não sabe/Não respondeu: 12%
- Outras respostas: 28%
Pesquisa pediu para eleitores avaliarem o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida
- Positiva: 13%
- Regular: 19%
- Negativa: 62%
- Não soube/Não respondeu: 6%
Metodologia: 852 entrevistados pela Quaest entre os dias 14 e 16 de outubro de 2024. A pesquisa em Piracicaba foi contratada pela Empresa Paulista de Televisao S/A / EPTV Campinas. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-02890/2024 .
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.