A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (26) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre (RS) na véspera do 2º turno nas eleições municipais 2024. Os dados foram divulgados pelo portal G1.
Candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), estava com 63% das intenções de votos válidos. Já a candidata petista, Maria do Rosário, aparecia com 37%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja abaixo os resultados da pesquisa.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre no 2º turno
Estimulada (votos válidos)
- Sebastião Melo (MDB): 63%
- Maria do Rosário (PT): 37%
Estimulada (votos totais)
- Sebastião Melo (MDB): 54%
- Maria do Rosário (PT): 31%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 11%
- Indecisos: 4%
Espontânea
- Sebastião Melo (MDB): 47%
- Maria do Rosário (PT): 26%
- Indecisos: 20%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 7%
Decisão do voto
A Quaest perguntou aos entrevistados se a escolha do voto era definitiva ou ainda poderia mudar. Veja o resultado:
- É definitiva: 87%
- Pode mudar: 13%
- Não sabe/não respondeu: 0
*A margem de erro para este recorte da pesquisa Quaest para a prefeitura de Porto Alegre é de 10 pontos percentuais.
Metodologia: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Porto Alegre foi contratada pela RBS Participações S.A/Televisão Gaúcha S.A. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-00882/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Contas do governo Lula e eleição nos EUA empurram dólar para perto de R$ 5,80
Até 2022, STJ manteve condenação de José Dirceu por R$ 15 milhões em propinas
União Brasil desiste de lançar Elmar Nascimento e apoiará Hugo Motta na Câmara
“Estrategista de campanhas”, Manuela D’Ávila encara fracasso de clientes nas eleições
Deixe sua opinião