Quaest entrevistou 900 eleitores em Porto Alegre.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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A Quaest divulgou uma pesquisa nesta terça-feira (17) que mostra como está a disputa para a prefeitura de Porto Alegre (RS) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo site G1.

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Na pesquisa estimulada, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que busca a reeleição, aparece com 41% das intenções de voto, seguido por Maria do Rosário (PT) com 24%. Depois, estão Juliana Brizola (PDT), com 17%, Felipe Camozzato (Novo), com 3%, e Fabiana Sanguiné (PSTU) com 1%.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre

Estimulada

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  • Sebastião Melo (MDB): 41%
  • Maria do Rosário (PT): 24%
  • Juliana Brizola (PDT): 17%
  • Felipe Camozzato (Novo): 3%
  • Fabiana Sanguiné (PSTU): 1%
  • Luciano do MLB (UP): 0%
  • Carlos Alan (PRTB): 0%
  • Cesar Pontes (PCO): não foi citado
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
  • Indecisos: 6%

Espontânea

  • Sebastião Melo (MDB): 27%
  • Maria do Rosário (PT): 13%
  • Juliana Brizola (PDT): 6%
  • Felipe Camozzato (Novo): 1%
  • Fabiana Sanguiné (PSTU): 0% (foi citada, mas não chega a somar 1%)
  • Carlos Alan (PRTB): não foi mencionado
  • Luciano do MLB (UP): não foi mencionado
  • Cesar Pontes (PCO): não foi mencionado
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 1%
  • Indecisos: 52%

Quaest simulou cenário de segundo turno em Porto Alegre

Sebastião Melo x Maria do Rosário

  • Sebastião Melo (MDB): 56%
  • Maria do Rosário (PT): 33%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 7%
  • Indecisos: 4%
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Quaest apurou conhecimento, potencial de voto e rejeição dos candidatos em Porto Alegre

Sebastião Melo (MDB)

  • Conhece e vota (potencial de voto): 58%
  • Não conhece: 5%
  • Conhece e não vota (rejeição): 35%
  • Não sabe/Não respondeu: 2%

Juliana Brizola (PDT)

  • Conhece e vota (potencial de voto): 48%
  • Não conhece: 14%
  • Conhece e não vota (rejeição): 36%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Maria do Rosário (PT)

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  • Conhece e vota (potencial de voto): 38%
  • Não conhece: 6%
  • Conhece e não vota (rejeição): 54%
  • Não sabe/Não respondeu: 2%

Felipe Camozzato (Novo)

  • Conhece e vota (potencial de voto): 13%
  • Não conhece: 66%
  • Conhece e não vota (rejeição): 20%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Cesar Pontes (PCO)

  • Conhece e vota (potencial de voto): 6%
  • Não conhece: 76%
  • Conhece e não vota (rejeição): 17%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%
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Fabiana Sanguiné (PSTU)

  • Conhece e vota (potencial de voto): 3%
  • Não conhece: 82%
  • Conhece e não vota (rejeição): 15%
  • Não sabe/Não respondeu: 0%

Luciano do MLB (UP)

  • Conhece e vota (potencial de voto): 2%
  • Não conhece: 87%
  • Conhece e não vota (rejeição): 10%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Carlos Alan (PRTB)

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  • Conhece e vota (potencial de voto): 2%
  • Não conhece: 89%
  • Conhece e não vota (rejeição): 8%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Quaest perguntou a opinião sobre governo municipal

Avaliação do trabalho do prefeito Sebastião Melo

  • Positivo: 37%
  • Regular: 34%
  • Negativo: 26%
  • Não sabem ou não responderam: 3%

Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 14 e 16 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A./Televisão Gaúcha S.A.. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-00134/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

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Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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