O instituto Quaest divulgou nesta terça-feira (27) uma pesquisa de intenção de voto do eleitor para a prefeitura de Porto Velho (RO) nas eleições municipais de 2024. De acordo com o levantamento publicado pelo G1 Rondônia, no cenário estimulado a candidata Mariana Carvalho (União) está à frente com 51% e pode vencer no 1º turno, mas apenas se for desconsiderada a margem de erro da pesquisa de 3,7 pontos percentuais, segundo a qual ela pode ter 47,3% das intenções de voto.
A candidata Mariana é seguida por Léo Moraes (Podemos), com 18%, e por outros cinco candidatos empatados tecnicamente, com de 1% a 4% das intenções de voto.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Porto Velho
Espontânea
- Mariana Carvalho (União Brasil): 19%
- Léo Moraes (Podemos): 3%
- Juíza Euma Tourinho (MDB): 1%
- Samuel Costa (Rede): 1%
- Célio Lopes (PDT): 1%
- Dr. Benedito Alves (Solidariedade): 0%
- Ricardo Frota (Novo): 0%
Estimulada
- Mariana Carvalho (União Brasil): 51%
- Léo Moraes (Podemos): 18%
- Juíza Euma Tourinho (MDB): 4%
- Célio Lopes (PDT): 3%
- Samuel Costa (Rede): 2%
- Ricardo Frota (Novo): 1%
- Benedito Alves (Solidariedade): 1%
Metodologia: 704 pessoas entrevistadas pela Quaest entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rádio TV do Amazonas LTDA / Rede Amazônica Rádio e Televisão. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº RO-09119/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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