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Quaest entrevistou 904 pessoas, entre os dias 25 e 26 de outubro, em Porto Velho.
Quaest entrevistou 904 pessoas, entre os dias 25 e 26 de outubro, em Porto Velho.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou neste sábado (26) - véspera da votação em segundo turno das eleições municipais 2024 - uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Porto Velho (RO). As informações foram divulgadas pelo portal de notícias g1.

Na estimulada com votos válidos, o levantamento mostrou que o candidato Léo (Podemos) tem 51% das intenções de votos, enquanto Mariana Carvalho (União) teria 49% nesta véspera de eleição.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Porto Velho no 2º turno

Espontânea

No dia 27 de outubro, haverá o segundo turno para o cargo de prefeito. Você já escolheu em quem votar? Se sim, em quem?

  • Léo (Podemos): 41%
  • Mariana Carvalho (União): 39%
  • Indecisos: 16%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 4%

Estimulada

Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?

  • Léo (Podemos): 44%
  • Mariana Carvalho (União): 43%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 12%
  • Ainda não decidiu/Indeciso/Não sabe: 1%

Estimulada (com votos válidos)

  • Léo (Podemos): 51%
  • Mariana Carvalho (União): 49%

Metodologia: 904 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Porto Velho foi contratada pela Radio Tv do Amazonas LTDA/Rede Amazônica Radio e Televisão . Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº RO-06835/2024 .

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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