A Quaest divulgou uma pesquisa nesta terça-feira (17) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Porto Velho (RO) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram dovulgados pelo site G1. Na pesquisa estimulada, Mariana Carvalho (União) lidera as intenções de voto com 56%. Léo (Podemos) e Juíza Euma Tourinho (MDB) estão tecnicamente empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro. Na sequência aparece Célio Lopes (PDT), empatado no limite da margem de erro com Juíza Euma Tourinho.
Além das pesquisas nos cenários estimulado e espontâneo, a Quaest para a prefeitura de Porto Velho perguntou aos entrevistados sobre o nível de rejeição aos candidatos.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Porto Velho
Estimulada
- Mariana Carvalho (União): 56%
- Léo (Podemos): 11%
- Juíza Euma Tourinho (MDB): 10%
- Célio Lopes (PDT): 6%
- Samuel Costa (Rede): 1%
- Ricardo Frota (Novo): 1%
- Dr Benedito Alves (Solidariedade): 1%
- Indecisos: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
Espontânea
- Mariana Carvalho (União): 32%
- Léo (Podemos): 6%
- Juíza Euma Tourinho (MDB): 5%
- Célio Lopes (PDT): 3%
- Dr. Benedito Alves (Solidariedade): 1%
- Samuel Costa (Rede): 1%
- Indecisos: 50%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 2%
*O candidato Ricardo Frota (Novo) não foi citado na pesquisa espontânea.
Pesquisa Quaest apurou rejeição aos candidatos em Porto Velho
- Léo (Podemos): 29%
- Samuel Costa (Rede): 24%
- Mariana Carvalho (União): 23%
- Juíza Euma Tourinho (MDB): 19%
- Célio Lopes (PDT): 19%
- Dr. Benedito Alves (Solidariedade): 16%
- Ricardo Frota: 15%
Metodologia: 704 entrevistados pela Quaest entre os dias 14 e 16 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rádio TV do Amazonas Ltda/Rede Amazônica Rádio e Televisão: 95%. Margem de erro: 3,7 pontos percentuais. Registro no TSE nº RO-08775/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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