A Quaest divulgou neste sábado (5) uma pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Salvador (BA) na véspera do primeiro turno nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal G1.
No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados para o eleitor, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) aparece com 74%. Enquanto, Geraldo Júnior (MDB) está com 15%.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Salvador
Estimulada (votos válidos)
- Bruno Reis (União Brasil): 74%
- Geraldo Júnior (MDB): 15%
- Kleber Rosa (PSOL): 10%
- Eslane Paixão (UP): 1%
- Victor Marinho (PSTU): não alcançou 1% dos votos válidos
- Giovani Damico (PCB): não alcançou 1% dos votos válidos
- Silvano Alves (PCO): não alcançou 1% dos votos válidos
- Branco/Nulo/Não vai votar: não alcançou 1% dos votos válidos
Pesquisa para a prefeitura de Salvador realizada pela Quaest também ouviu a intenção de voto dos eleitores sem mostrar os nomes dos candidatos
Espontânea
- Bruno Reis (União Brasil): 54%
- Geraldo Júnior (MDB): 6%
- Kleber Rosa (PSOL): 4%
- Outros: 4%
- Em branco/Nulo/Não vai votar: 4%
- Indecisos: 32%
Metodologia: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Salvador foi contratada pela Televisão Bahia S.A./TV Bahia. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº BA-06763/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.