A Quaest divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Ribeirão Preto (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. A pesquisa foi divulgada pelo site de notícias g1.
Na estimulada com voto válidos, o levantamento apontou o candidato Ricardo Silva (PSD) com 57% de intenção de votos, enquanto Marco Aurélio (Novo) atingiu 43%.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Ribeirão Preto no 2º turno
Espontânea
No dia 27 de outubro, haverá o segundo turno para o cargo de prefeito. Você já escolheu em quem votar? Se sim, em quem?
- Ricardo Silva (PSD): 33%
- Marco Aurelio (Novo): 24%
- Indecisos: 35%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
Estimulada
Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?
- Ricardo Silva (PSD): 46%
- Marco Aurelio (Novo): 33%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 18%
- Ainda não decidiu/Indeciso/Não sabe: 3%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Ribeirão Preto
Marco Aurelio (Novo)
- É definitiva: 83%
- Pode mudar caso algo aconteça: 17%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
Ricardo Silva (PSD)
- É definitiva: 81%
- Pode mudar caso algo aconteça: 18%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Metodologia: 906 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Ribeirão Preto foi contratada pela Empresa Paulista de Televisao S/A / EPTV Ribeirão. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-04353/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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