Quaest divulga pesquisa de intenções de voto à prefeitura de Ribeirão Preto| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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O instituto Quaest divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Na pesquisa de Ribeirão Preto no cenário de votos válidos, Ricardo Silva (PSD) lidera a disputa com 63% das intenções de votos, seguido por Jorge Roque (PT) com 17%. Empatados tecnicamente em terceiro lugar estão Marco Aurelio (Novo) com 10% e André Trindade (União) com 9%.

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Quaest: pesquisa para a prefeitura de Ribeirão Preto

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Estimulada (votos válidos)

  • Ricardo Silva (PSD): 63%
  • Jorge Roque (PT): 17%
  • Marco Aurelio (Novo): 10%
  • André Trindade (União): 9%
  • Matheus Coelho (DC): 1%
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Espontânea

  • Ricardo Silva (PSD): 28%
  • Jorge Roque (PT): 6%
  • Marco Aurelio (Novo): 4%
  • André Trindade (União): 3%
  • Indecisos: 54%
  • Branco/nulo/não vai votar: 5%

Metodologia da pesquisa à prefeitura de Ribeirão Preto: 906 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Ribeirão Preto foi contratada pela Empresa Paulista de Televisão S/A / EPTV RIBEIRAO. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-08413/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

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Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.