Pesquisa da Quaest divulgada nesta segunda-feira (30) mostra como está a disputa para a prefeitura de Rio Bonito (RJ) nas eleições municipais de 2024.
Marcos Abrahão (União) lidera a pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Rio Bonito, com 32% das intenções de voto. Na sequência aparecem Solange Almeida (Agir), com 20%, Leandro Peixe (Solidariedade), com 18% e Uiltinho Delaroli (PL), com 17%, empatados tecnicamente, dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada e divulgada pela Rádio Tupi FM.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Rio Bonito
Estimulada
- Marcos Abrahão (União): 32%
- Solange Almeida (Agir): 20%
- Leandro Peixe (Solidariedade): 18%
- Uiltinho Delaroli (PL): 17%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
- Indecisos: 9%
*O candidato Vinicius Diplomata (Mobiliza) não foi citado na pesquisa estimulada.
Espontânea
- Marcos Abrahão (União): 26%
- Leandro Peixe (Solidariedade): 13%
- Solange Almeida: (Agir): 11%
- Uiltinho Delaroli (PL): 11%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 1%
- Indecisos: 38%
*O candidato Vinicius Diplomata (Mobiliza) não foi citado na pesquisa espontânea.
Pesquisa Quaest questionou eleitores de Rio Bonito sobre decisão do voto
- Voto é definitivo: 63%
- Voto pode mudar: 36%:
- Não sabe/não respondeu: 1%
Metodologia: 500 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 a 27 de setembro de 2024. A pesquisa em Rio Bonito foi contratada pela Sociedade Anônima Rádio Tupi. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-07486/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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