O instituto Quaest divulgou nesta segunda-feira (26) uma pesquisa de intenção de voto do eleitor para a prefeitura de Rio Branco (AC) nas eleições municipais de 2024. Segundo o levantamento, Tião Bocalom (PL) e Marcus Alexandre (MDB) estão empatados tecnicamente nos dois cenários pesquisados, estimulado e espontâneo.
O Quaest ainda perguntou aos entrevistados sobre o nível de conhecimento sobre os candidatos que disputam a prefeitura de Rio Branco. Nesta questão, os eleitores responderam sobre o potencial de voto e o nível de rejeição para cada um dos nomes.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Rio Branco
Espontânea
- Tião Bocalom (PL): 28%
- Marcus Alexandre (MDB): 24%
- Jarude (Novo): 2%
- Dr Jenilson (PSB): 1%
- Indecisos: 45%
Estimulada
- Tião Bocalom (PL): 44%
- Marcus Alexandre (MDB): 43%
- Jarude (Novo): 5%
- Dr Jenilson (PSB): 2%
- Em branco/nulo/não vai votar: 4%
- Indecisos: 2%
Pesquisa Quaest avaliou potencial de voto e rejeição aos candidatos
Conhecimento, potencial de voto e rejeição
Marcus Alexandre (MBD)
- Conhece e votaria: 62%
- Não conhece: 4%
- Conhece e não votaria: 32%
- Não souberam / não responderam: 2%
Tião Bocalom (PL)
- Conhece e votaria: 59%
- Não conhece: 4%
- Conhece e não votaria: 35%
- Não souberam / não responderam: 2%
Jarude (Novo)
- Conhece e votaria: 22%
- Não conhece: 41%
- Conhece e não votaria: 36%
- Não souberam / não responderam: 1%
Dr Jenilson (PSB)
- Conhece e votaria: 14%
- Não conhece: 52%
- Conhece e não votaria: 34%
- Não souberam / não responderam: 0%
Metodologia: 704 pessoas entrevistadas pela Quaest entre os dias 23 e 25 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rádio TV do Amazonas Ltda/Rede Amazônica Rádio e Televisão. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº AC-04219/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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