A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Rio Branco (AC) na véspera do 1º turno nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal g1.
O atual prefeito da capital acriana, Tião Bocalom (PL), tem 58% das intenções de voto, seguido por Marcus Alexandre (MDB), com 32%, considerando os votos válidos (sem nulos, brancos e indecisos). Dr. Jenilson (PSB) e Jarude (Novo) estão empatados com 5%. Veja abaixo como está a corrida à prefeitura de Rio Branco.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Rio Branco
Estimulada (votos válidos)
- Tião Bocalom (PL): 58%
- Marcus Alexandre (MDB): 32%
- Dr. Jenilson (PSB): 5%
- Jarude (Novo): 5%
Estimulada (votos totais)
- Tião Bocalom (PL): 50%
- Marcus Alexandre (MDB): 33%
- Jarude (Novo): 6%
- Dr. Jenilson (PSB): 5%
- Indecisos: 2%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
Espontânea
- Tião Bocalom (PL): 45%
- Marcus Alexandre (MDB): 27%
- Jarude (Novo): 4%
- Dr. Jenilson (PSB): 4%
- Indecisos: 18%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 2%
Metodologia: 904 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Rio Branco foi contratada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº AC-05593/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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