A Quaest divulgou nesta segunda-feira (16) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Rio Branco (AC) nas eleições municipais de 2024. No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Tião Bocalom (PL) lidera com 47% das intenções de voto, seguido por Marcus Alexandre (MDB) com 36%.
Jarude (Novo) aparece com 5% das intenções de voto. Já Doutor Jenilson (PSB) ficou com 4%. A margem de erro é de 3,7 pontos para mais ou para menos.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Rio Branco
Estimulada
- Tião Bocalom (PL): 47%
- Marcus Alexandre (MDB): 36%
- Jarude (Novo): 5%
- Dr Jenilson (PSB): 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
- Indecisos: 4%
Espontânea
- Tião Bocalom (PL): 39%
- Marcus Alexandre (MDB): 23%
- Jarude (Novo): 2%
- Dr Jenilson (PSB): 1%
- Outros: 0%
- Em branco/Nulo/Não vai votar: 1%
- Indecisos: 34%
- Não sabem ou não preferem opinar: Percentual não foi divulgado
Quaest simulou cenário de segundo turno em Rio Branco
TIão Bocalom x Marcus Alexandre
- Tião Bocalom (PL): 50%
- Marcus Alexandre (MDB): 43%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 6%
- Indecisos: 1%
Quaest apurou quem o eleitor acha que ganhará a eleição em Rio Branco
A pesquisa perguntou aos eleitores sobre quem eles acham que vencerá as eleições, independentemente de quem vão votar. O resultado foi:
- Tião Bocalom (PL): 55%
- Marcus Alexandre (MDB): 37%
- Dr. Jenilson (PSB): 0%
- Jarude (Novo): 0%
- Não sabem/não responderam: 8%
Metodologia: 704 entrevistados pela Quaest entre os dias 13 e 15 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo Grupo Rede Amazônica. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,7 pontos percentuais. Registro no TSE nº AC-03050/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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