Nesta terça-feira (18), o instituto Quaest Consultoria e Pesquisa divulgou um levantamento sobre a corrida eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo os dados, o atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), lidera nos cenários de pesquisa espontânea e estimulada.
Além da intenção de voto, o instituto perguntou aos entrevistados sobre a influência da indicação de voto feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em ambos os casos, a rejeição a indicações feitas por qualquer um dos nomes foi a opção mais escolhida.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro
Espontânea
- Eduardo Paes (PSD): 12%
- Delegado Ramagem (PL): 3%
- Outros: 2%
- Indecisos: 81%
- Branco/Nulo/Não pretende ir votar: 2%
Estimulada 1º Turno
- Eduardo Paes (PSD): 51%
- Delegado Ramagem (PL): 11%
- Tarcísio Motta (Psol): 8%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 4%
- Marcelo Queiroz (PP): 2%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não pretende ir votar: 20%
Estimulada 1º Turno com apoio
- Eduardo Paes (PSD, apoiado por Lula): 47%
- Delegado Ramagem (PL, apoiado por Bolsonaro): 29%
- Tarcísio Motta (Psol): 5%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
- Marcelo Queiroz (PP): 1%
- Indecisos: 2%
- Branco/Nulo/Não pretende ir votar: 15%
Estimulada 2º. Turno
- Eduardo Paes (PSD): 57%
- Delegado Ramagem (PL): 27%
- Indecisos: 2%
- Branco/Nulo/Não pretende ir votar: 14%
Você votaria em um candidato para prefeito apoiado por ( ) mesmo sem o conhecer?
Jair Bolsonaro (PL)
- Sim: 22%
- Não: 75%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Lula
- Sim: 19%
- Não: 79%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Avaliação do governo de Eduardo Paes
- Positivo: 35%
- Regular: 38%
- Negativo: 24%
- Não sabe/não respondeu: 3%
De 10 áreas analisadas, população do Rio reprova 6 sob a gestão Paes
O instituto pediu a avaliação dos entrevistados para 10 áreas de atuação da prefeitura do Rio de Janeiro. Para cada uma delas, os entrevistados responderam se aquela área melhorou, piorou ou ficou igual. Em 6 dos 10 quesitos, a avaliação de piora foi maior do que a de melhora.
O asfaltamento na cidade do Rio de Janeiro foi o ponto mais bem avaliado pelos entrevistados, com 58% deles apontando que houve melhora. A segurança foi o ponto com mais avaliações negativas, com 73% dos entrevistados apontando que houve piora.
Asfaltamento
- Melhorou: 58%
- Piorou: 31%
- Ficou igual: 8%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Cultura, esporte e lazer
- Melhorou: 55%
- Piorou: 27%
- Ficou igual: 11%
- Não sabe/não respondeu: 7%
Transporte público
- Melhorou: 49%
- Piorou: 41%
- Ficou igual: 5%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Limpeza
- Melhorou: 49%
- Piorou: 39%
- Ficou igual: 10%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Tratamento de esgoto
- Melhorou: 36%
- Piorou: 45%
- Ficou igual: 12%
- Não sabe/não respondeu: 7%
Habitação
- Melhorou: 35%
- Piorou: 44%
- Ficou igual: 11%
- Não sabe/não respondeu: 11%
Educação
- Melhorou: 32%
- Piorou: 52%
- Ficou igual: 10%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Saúde
- Melhorou: 29%
- Piorou: 59%
- Ficou igual: 9%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Trânsito
- Melhorou: 25%
- Piorou: 66%
- Ficou igual: 6%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Segurança
- Melhorou: 20%
- Piorou: 73%
- Ficou igual: 5%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Metodologia: 1.145 entrevistados pessoalmente pelo Quaest Consultoria e Pesquisa entre os dias 13 e 16 de junho de 2024. A pesquisa foi contratada pela Sociedade Anônima Rádio Tupi. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-04459/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.