A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de São Luís (MA) na véspera do 1º turno nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo G1.
O atual prefeito, Eduardo Braide (PSD), tem 64% das intenções de voto, seguido por Duarte Júnior (PSB) com 25%. Em seguida, aparecem os candidatos Dr. Yglésio (PRTB) com 4%, Wellington do Curso (NOVO) com 4%, Fábio Câmara (PDT) com 2% e Flávia Alves (Solidariedade) com 1%. Veja abaixo o desempenho dos outros candidatos à prefeitura da capital maranhense.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de São Luís
Estimulada (votos válidos)
- Eduardo Braide (PSD) - 64%
- Duarte Júnior (PSB) - 25%
- Dr. Yglésio (PRTB) - 4%
- Wellington do Curso (NOVO) - 4%
- Fábio Câmara (PDT) - 2%
- Flávia Alves (Solidariedade) - 1%
Estimulada (votos totais)
- Eduardo Braide (PSD) - 58%
- Duarte Júnior (PSB) - 23%
- Dr. Yglésio (PRTB) - 4%
- Fábio Câmara (PDT) - 2%
- Flávia Alves (Solidariedade) - 1%
- Wellington do Curso (NOVO) - 1%
- Indecisos - 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar - 5%
Os candidatos Saulo Arcangeli (PSTU) e Franklin Douglas (PSOL) não pontuaram.
Espontânea
- Eduardo Braide (PSD) - 50%
- Duarte Júnior (PSB) - 17%
- Dr. Yglésio (PRTB) - 3%
- Fábio Câmara (PDT) - 1%
- Flávia Alves (Solidariedade) - 1%
- Wellington do Curso (NOVO) - 1%
- Indecisos - 24%
- Branco/Nulo/Não vai votar - 3%
- Os candidatos Saulo Arcangeli (PSTU) e Franklin Douglas (PSOL) não pontuaram.
Metodologia: 1000 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MA-00237/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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