A Quaest divulgou nesta quarta-feira (16) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal G1.
No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados para o eleitor, Ricardo Nunes (MDB) aparece na frente com 45% das intenções de votos, enquanto Guilherme Boulos (Psol) tem 33% da preferência do eleitor.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de São Paulo no 2º turno
Estimulada (votos totais)
- Ricardo Nunes (MDB): 45%
- Guilherme Boulos (Psol): 33%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 19%
- Indecisos: 3%
Espontânea
- Ricardo Nunes (MDB): 38%
- Guilherme Boulos (Psol): 28%
- Em branco/Nulo/Não vai votar: 8%
- Indecisos: 26%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de São Paulo
Ricardo Nunes (MDB)
- É definitiva: 86%
- Pode mudar: 14%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
Guilherme Boulos (Psol)
- É definitiva: 85%
- Pode mudar: 15%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
Pesquisa em São Paulo perguntou sobre a imagem dos candidatos
Ricardo Nunes (MDB)
- Conhece e tem uma imagem positiva: 53%
- Não conhece: 7%
- Conhece e tem uma imagem negativa: 35%
- Não sabe/Não respondeu: 5%
Guilherme Boulos (Psol)
- Conhece e tem uma imagem positiva: 40%
- Não conhece: 12%
- Conhece e tem uma imagem negativa: 42%
- Não sabe/Não respondeu: 6%
Metodologia: 1.200 entrevistados pela Quaest entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-05735/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.