A Quaest divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024.
De acordo com o levantamento, Ricardo Nunes (MDB) tem 55% dos votos válidos enquanto Guilherme Boulos (Psol) tem 45%. A vantagem de Nunes está acima da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em votos totais, Nunes aparece com 45%, contra 34% de Boulos. Ainda há 20% de eleitores que pretendem votar branco, nulo, ou não votar. O número de indecisos é de 1%.
As informações são do portal G1.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de São Paulo no 2º turno
Espontânea
- Ricardo Nunes (MDB): 38%
- Guilherme Boulos (Psol): 29%
- Indecisos: 24%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 9%
Estimulada - votos totais
- Ricardo Nunes (MDB): 45%
- Guilherme Boulos (Psol): 34%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 20%
- Indecisos: 1%
Estimulada - votos válidos
- Ricardo Nunes (MDB): 55%
- Guilherme Boulos (Psol): 45%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de São Paulo
Ricardo Nunes (MDB):
- É definitiva: 89%
- Pode mudar caso algo aconteça: 11%
Guilherme Boulos (Psol)
- É definitiva: 82%
- Pode mudar caso algo aconteça: 18%
Metodologia: A Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Rede Globo. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SP-05608/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.