Real Time Big Data entrevistou 1.000 eleitores em São Paulo.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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Pesquisa da Quaest divulgada neste sábado (5), véspera da votação do primeiro turno, mostra como está a disputa para a prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo site G1.

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No cenário de votos válidos há um empate triplo dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Guilherme Boulos (Psol) aparece com 29%, seguido por Ricardo Nunes (MDB) com 28% e Pablo Marçal tem 27%.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de São Paulo

Estimulada (votos válidos)

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  • Guilherme Boulos (Psol): 29%
  • Ricardo Nunes (MDB): 28%
  • Pablo Marçal (PRTB): 27%
  • Tabata Amaral (PSB): 10%
  • Datena (PSDB): 4%
  • Marina Helena (Novo): 2%
  • Bebeto Haddad (DC): 0%
  • João Pimenta (PCO): 0%
  • Ricardo Senese (UP): 0%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0%

Espontânea

  • Guilherme Boulos (Psol): 21%
  • Ricardo Nunes (MDB): 18%
  • Pablo Marçal (PRTB): 18%
  • Tabata Amaral (PSB): 5%
  • Outros: 2%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 6%
  • Indecisos: 30%

Quaest simulou cenários de segundo turno em São Paulo

Cenário 1

  • Guilherme Boulos (Psol): 45%
  • Pablo Marçal (PRTB): 37%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
  • Indecisos: 2%
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Cenário 2

  • Ricardo Nunes (MDB): 51%
  • Guilherme Boulos (Psol): 33%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
  • Indecisos: 2%

Cenário 3

  • Ricardo Nunes (MDB): 54%
  • Pablo Marçal (PRTB): 28%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
  • Indecisos: 2%

Metodologia: 2.400 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-01150/2024.

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Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.