A Quaest divulgou nova pesquisa nesta quarta-feira (18) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo site G1.
A pesquisa mostra empate técnico triplo na liderança da disputa pela prefeitura: Ricardo Nunes (MDB) aparece com 24%, Guilherme Boulos (Psol), 23%, e Pablo Marçal (PRTB), 20%. Os dados se referem à pesquisa estimulada, quando o nome dos concorrentes é indicado previamente para escolha dos eleitores.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada
- Ricardo Nunes (MDB): 24%
- Guilherme Boulos (Psol): 23%
- Pablo Marçal (PRTB): 20%
- Datena (PSDB): 10%
- Tabata Amaral (PSB): 7%
- Marina Helena (Novo): 2%
- Bebeto Haddad (DC): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): não pontuou
- Branco/Nulo/Não vai votar: 7%
- Indecisos: 7%
Espontânea
- Guilherme Boulos (Psol): 15%
- Pablo Marçal (PRTB): 14%
- Ricardo Nunes (MDB): 12%
- Outros: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
- Indecisos: 49%
Quaest simulou cenários de segundo turno em São Paulo
Cenário 1
- Ricardo Nunes (MDB): 46%
- Guilherme Boulos (Psol): 35%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
- Indecisos: 6%
Cenário 2
- Ricardo Nunes (MDB): 47%
- Pablo Marçal (PRTB): 27%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 20%
- Indecisos: 6%
Cenário 3
- Guilherme Boulos (Psol): 42%
- Pablo Marçal (PRTB): 36%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 17%
- Indecisos: 5%
Pesquisa da Quaest apurou conhecimento, potencial de voto e rejeição em São Paulo
Ricardo Nunes (MDB)
- Conhece e votaria: 50%
- Não conhece: 10%
- Conhece e não votaria (rejeição): 37%
- Não sabe/Não respondeu: 3%
Guilherme Boulos (Psol)
- Conhece e votaria: 37%
- Não conhece: 15%
- Conhece e não votaria (rejeição): 46%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Pablo Marçal (PRTB)
- Conhece e votaria: 36%
- Não conhece: 21%
- Conhece e não votaria (rejeição): 41%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Datena (PSDB)
- Conhece e votaria: 32%
- Não conhece: 4%
- Conhece e não votaria (rejeição): 62%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Tabata Amaral (PSB)
- Conhece e votaria: 29%
- Não conhece: 33%
- Conhece e não votaria (rejeição): 37%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Marina Helena (Novo)
- Conhece e votaria: 16%
- Não conhece: 53%
- Conhece e não votaria (rejeição): 29%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Bebeto Haddad (DC)
- Conhece e votaria: 3%
- Não conhece: 80%
- Conhece e não votaria (rejeição): 16
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Ricardo Sense (UP)
- Conhece e votaria: 3%
- Não conhece: 80%
- Conhece e não votaria (rejeição): 16%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
João Pimenta (PCO)
- Conhece e votaria: 3%
- Não conhece: 80%
- Conhece e não votaria (rejeição): 16%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Altino Prazeres (PSTU)
- Conhece e votaria: 2%
- Não conhece: 86%
- Conhece e não votaria (rejeição): 12%
- Não sabe/Não respondeu: -
Quaest perguntou a opinião dos eleitores sobre o governo municipal
Avaliação do trabalho do prefeito Ricardo Nunes
- Positiva: 32%
- Regular: 39%
- Negativa: 20%
- Não sabe/não quis avaliar: 9%
Metodologia: 1.200 entrevistados pela Quaest entre os dias 15 e 17 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-00281/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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