O instituto Quaest divulgou nesta segunda-feira (26) uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Teresina (PI) nas eleições municipais de 2024. Segundo o levantamento, Silvio Mendes (União) tem a preferência de 46% do eleitorado na capital do Piauí, seguido pelo candidato Fábio Novo (PT) que teve 37% das respostas dos entrevistados no cenário estimulado.
Na pesquisa espontânea, o candidato do União Brasil e o petista aparecem empatados tecnicamente no limite da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Mendes somou 25% e Fábio Novo aparece com 19% das intenções de voto pela prefeitura de Teresina. O prefeito da capital, Dr. Pessoa (PRD), aparece com 5% da preferência do eleitor na pesquisa estimulada e 2% na espontânea.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Teresina
Espontânea
- Silvio Mendes (União): 25%
- Fabio Novo (PT): 19%
- Dr Pessoa (PRD): 2%
- Indecisos: 52%
- Brancos, nulos ou não vai votar: 2%
Os outros candidatos não pontuaram na pesquisa espontânea.
Estimulada
- Silvio Mendes (União): 46%
- Fabio Novo (PT): 37%
- Dr Pessoa (PRD): 5%
- Professor Tonny (Novo): 1%
- Francinaldo Leão (Psol): 0%
- Geraldo Carvalho (PSTU): 0%
- Lourdes Melo (PCO): 0%
- Santiago Belizario (UP): 0%
- Telsirio Alencar (Mobiliza): 0%
- Indecisos: 7%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 4%
Avaliação da gestão do prefeito Dr. Pessoa
- Positiva: 7%
- Regular: 14%
- Negativa: 77%
- Não sabem: 2%
Avaliação da gestão do governador Rafael Fonteles (PT)
- Positiva: 56%
- Regular: 28%
- Negativa: 8%
- Não sabem: 8%
Metodologia: 852 pessoas entrevistadas pela Quaest entre os dias 23 e 25 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela TV Rádio Clube de Teresina SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº PI-04186/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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