A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5), véspera da votação do 1º turno, que mostra como está a disputa para a prefeitura de Teresina (PI) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo G1.
Em ambos os cenários, estimulada e espontânea, os candidatos Fabio Novo (PT) e Silvio Mendes (União) estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Teresina
Estimulada (votos válidos)
- Fabio Novo (PT): 48%
- Silvio Mendes (União): 47%
- Dr Pessoa (PRD): 3%
- Professor Tonny (Novo): 1%
- Lourdes Melo (PCO): 1%
- Francinaldo Leão (Psol): 0%
- Geraldo Carvalho (PSTU): 0%
- Santiago Belizario (UP): 0%
- Telsirio Alencar (Mobiliza): 0%
Espontânea
- Silvio Mendes (União): 36%
- Fabio Novo (PT): 33%
- Dr Pessoa (PRD): 2%
- Professor Tonny (Novo): 0%
- Francinaldo Leão (Psol): 0%
- Geraldo Carvalho (PSTU): 0%
- Lourdes Melo (PCO): 0%
- Santiago Belizario (UP): 0%
- Telsirio Alencar (Mobiliza): 0%
- Em branco/Nulo/Não vai votar: 2%
- Indecisos: 27%
Quaest simulou cenário de segundo turno em Teresina
Silvio Mendes x Fabio Novo
- Silvio Mendes (União): 48%
- Fabio Novo (PT): 43%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 6%
- Indecisos: 3%
Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 3 e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Teresina foi contratada pela TV Rádio Clube de Teresina SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PI-00950/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.