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Pesquisa Vitória
Quaest ouviu 1.000 eleitores em Vitória.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou neste sábado (5) uma nova pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Vitória (ES) na véspera do 1º turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo G1.

O levantamento mostrou o prefeito e candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos), com 50% das intenções de votos válidos. Veja a seguir os dados de outros candidatos na pesquisa, que tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Vitória

Estimulada (votos válidos)

  • Lorenzo Pazolini (Republicanos): 50%
  • Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB): 23%
  • João Coser (PT): 22%
  • Camila Valadão (Psol): 3%
  • Assumção (PL): 2%
  • Du (Avante): 0%

Espontânea

  • Lorenzo Pazolini (Republicanos): 41%
  • Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB): 14%
  • João Coser (PT): 11%
  • Camila Valadão (Psol): 3%
  • Assumção (PL): 3%
  • Du (Avante): 0 %
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 2%
  • Indecisos: 26%

Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Vitória foi contratada pela A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV Ltda/TV Gazeta. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº ES-00977/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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