O instituto Real Time Big Data divulgou nesta segunda-feira (26) uma pesquisa eleitoral para a prefeitura de Aracaju (SE) nas eleições municipais de 2024. Emilia Correa (PL) lidera nos cenários de pesquisa estimulada e espontânea.
Em ambos os cenários, Yandra (União), Delegada Danielle (MDB) e Luiz Roberto (PDT) aparecem na sequência, com percentuais de intenção de voto muito próximos ou mesmo dentro da margem de erro da pesquisa.
O instituto apontou três cenários para um eventual segundo turno e também pediu aos eleitores para que eles avaliassem as gestões municipal, estadual e federal. Por fim, o levantamento mediu o nível de rejeição dos entrevistados aos nomes da pesquisa estimulada.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Aracaju
Espontânea
- Emilia Correa (PL): 12%
- Yandra (União): 6%
- Delegada Danielle (MDB): 6%
- Luiz Roberto (PDT): 4%
- * Edvaldo Nogueira (PDT): 2%
- Outros: 2%
- Nulo / branco: 13%
- Não souberam / não responderam: 55%
* Edvaldo Nogueira é o atual prefeito de Aracaju. Ele foi reeleito em 2020, e por isso não pode concorrer ao mesmo cargo novamente. Mesmo assim, foi citado na pesquisa espontânea.
Estimulada
- Emilia Correa (PL): 30%
- Yandra (União): 16%
- Delegada Danielle (MDB): 15%
- Luiz Roberto (PDT): 11%
- Niully Campos (Psol): 2%
- Candisse Carvalho (PT): 1%
- Zé Paulo (Novo): 1%
- Felipe Vilanova de Góis Andrade (PCO): 0%
- Nulo/Branco: 11%
- Não sabe/Não respondeu: 13%
Pesquisa eleitoral apresentou cenários de segundo turno em Aracaju
Cenário 1
- Emilia Correa (PL): 41%
- Yandra (União): 28%
- Nulo / branco: 15%
- Não sabe / não respondeu: 16%
Cenário 2
- Emilia Correa (PL): 40%
- Delegada Danielle (MDB): 30%
- Branco / nulo: 15%
- Não sabe / não respondeu: 15%
Cenário 3
- Emilia Correa (PL): 44%
- Luiz Roberto (PDT): 23%
- Branco / nulo: 16%
- Não soube / não respondeu: 17%
Potencial de voto, conhecimento e rejeição dos candidatos à prefeitura de Aracaju
O levantamento feito pelo real Time Big Data também perguntou aos eleitores se eles conheciam os candidatos e, conhecendo eles, se votariam ou não neles. Confira os resultados:
Emilia Correa (PL)
- Votaria com certeza: 17%
- Poderia votar: 39%
- Não votaria: 37%
- Não conhece o suficiente para opinar: 7%
Yandra (União)
- Votaria com certeza: 10%
- Poderia votar: 37%
- Não votaria: 35%
- Não conhece o suficiente para opinar: 18%
Delegada Danielle (MDB)
- Votaria com certeza: 10%
- Poderia votar: 39%
- Não votaria: 41%
- Não conhece o suficiente para opinar: 10%
Luiz Roberto (PDT)
- Votaria com certeza: 6%
- Poderia votar: 31%
- Não votaria: 39%
- Não conhece o suficiente para opinar: 24%
Niully Campos (Psol)
- Votaria com certeza: 1%
- Poderia votar: 14%
- Não votaria: 37%
- Não conhece o suficiente para opinar: 48%
Candisse Carvalho (PT)
- Votaria com certeza: 1%
- Poderia votar: 18%
- Não votaria: 59%
- Não conhece o suficiente para opinar: 22%
Zé Paulo (Novo)
- Votaria com certeza: 1%
- Poderia votar: 13%
- Não votaria: 29%
- Não conhece o suficiente para opinar: 57%
Felipe Vilanova de Góis Andrade (PCO)
- Votaria com certeza: 0%
- Poderia votar: 3%
- Não votaria: 36%
- Não conhece o suficiente para opinar: 61%
Avaliação da gestão do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT)
- Aprova: 51%
- Desaprova: 46%
- Não sabe: 3%
Avaliação da gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD)
- Aprova: 49%
- Desaprova: 39%
- Não sabe: 12%
Avaliação do trabalho do presidente Lula (PT)
- Aprova: 53%
- Desaprova: 44%
- Não sabe: 3%
Metodologia: 1.000 pessoas entrevistadas pelo Real Time Big Data entre os dias 23 e 24 de agosto de 2024. A pesquisa eleitoral foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação Ltda/3 Poderes. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SE-03620/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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