O Instituto Real Time Big Data divulgou no último dia 30 de abril uma pesquisa sobre a intenção de voto para a eleição à prefeitura de Betim (MG). O levantamento apresentou aos entrevistados cenários de pesquisa espontânea a estimulada (em que os nomes são apresentados ao eleitor), assim como questões sobre se votariam ou não em determinados pré-candidatos.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Betim
Espontânea
- Vittorio Medioli (sem partido): 12%
- Maria do Carmo Lara (PT): 5%
- Dr. Vinicius Resende (PV): 1%
- Welinton Sapão (Podemos): 1%
- Heron Guimarães (União Brasil): 1%
- Outros: 2%
- Não sabe/Não respondeu: 58%
- Branco/Nulo: 20%
Estimulada 1
- Dr. Vinicius Resende (PV): 17%
- Welinton Sapão (Podemos): 13%
- Heron Guimarães (União Brasil): 9%
- Branco/Nulo: 25%
- Não sabe/Não respondeu: 36%
Estimulada 2
- Jésus Lima (PT): 14%
- Welinton Sapão (Podemos): 14%
- Heron Guimarães (União Brasil): 10%
- Branco/Nulo: 25%
- Não sabe/Não respondeu: 37%
Votabilidade
Dr. Vinicius Resende (PV)
- Votaria com certeza: 4%
- Poderia votar: 27%
- Não votaria: 15%
- Não conhece o suficiente: 54%
Welinton Sapão (Podemos)
- Votaria com certeza: 4%
- Poderia votar: 19%
- Não votaria: 38%
- Não conhece o suficiente: 39%
Heron Guimarães (União Brasil)
- Votaria com certeza: 3%
- Poderia votar: 20%
- Não votaria: 12%
- Não conhece o suficiente: 65%
Jésus Lima (PT)
- Votaria com certeza: 4%
- Poderia votar: 23%
- Não votaria: 56%
- Não conhece o suficiente: 17%
Metodologia: mil entrevistados entre os dias 27 e 29 de abril de 2024. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MG-03538/2024.
Gestões de Vittorio Medioli, Romeu Zema e Lula foram avaliadas pelo Instituto Real Time Big Data
A gestão de Vittorio Medioli (sem partido) em Betim é aprovada por 72% da população da cidade. Outros 23% desaprovam a gestão municipal, enquanto 5% das pessoas questionadas não souberam ou não opinaram.
A gestão estadual de Romeu Zema (Novo) é aprovada por 52% dos entrevistados. Outros 42% desaprovam a gestão do estado de Minas Gerais, enquanto 6% das pessoas ouvidas na pesquisa não souberam ou não opinaram.
A gestão federal de Lula (PT) é aprovada por 46% dos entrevistados. Outros 45% desaprovam a gestão federal, enquanto 9% não souberam ou não opinaram.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.