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Pesquisa Fortaleza
Pesquisa em Fortaleza entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O Real Time Big Data divulgou uma pesquisa nesta terça-feira (15) que mostra como está a disputa pela prefeitura de Fortaleza no segundo turno das eleições municipais de 2024.

A disputa está milimetricamente equilibrada, com os dois candidatos, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) empatados numericamente nos dois cenários da pesquisa.

Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza

Estimulada (votos válidos)

No final de outubro teremos o segundo turno das eleições em Fortaleza, se o segundo turno fosse hoje, em quem o(a) sr.(a) votaria para prefeito de Fortaleza?

  • André Fernandes (PL): 50%
  • Evandro Leitão (PT): 50%

Estimulada (votos totais)

  • André Fernandes (PL): 45%
  • Evandro Leitão (PT): 45%
  • Branco/Nulo: 6%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

Metodologia: 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 12 e 14 de outubro de 2024. A pesquisa para o segundo turno em Fortaleza foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-07058/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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