O Real Time Big Data divulgou nesta quinta-feira (2) uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Guarulhos (SP) nas eleições deste ano. Segundo o levantamento, os pré-candidatos estão tecnicamente empatados no cenário espontâneo, quando os entrevistados citam os nomes que preferem para o cargo, sem a intervenção do entrevistador.
O ex-prefeito Eloi Pietá (Solidariedade) aparece numericamente à frente neste quesito, com 6%. O atual prefeito Guti (PSD) vem em seguida, no entanto, ele já está no segundo mandato consecutivo e não disputará o pleito.
O líder do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor, é lembrado em seguida pelos eleitores, com 4%.
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistadores apresentam os possíveis nomes dos candidatos aos eleitores, Pietá tem 25% das intenções de voto; Jorge Wilson registrou 20%; já o vereador Lucas Sanches (PL) e o deputado federal Alencar Santana (PT) conseguiram 10%.
Pesquisa eleitoral para prefeitura de Guarulhos
Espontânea
- Eloi Pietá (Solidariedade): 6%
- Guti (PSD): 5%
- Jorge Wilson (Republicanos): 4%
- Lucas Sanches (PL): 2%
- Alencar Santana (PT): 2%
- Márcio Nakashima (PDT): 1%
- Outros: 4%
- Branco/Nulo: 20%
- Não sabem/Não responderam: 56%
Estimulada
- Eloi Pietá (Solidariedade): 25%
- Jorge Wilson (Republicanos): 20%
- Lucas Sanches (PL): 10%
- Alencar Santana (PT): 10%
- Márcio Nakashima (PDT): 7%
- Fran Correa (MDB): 3%
- Branco/Nulo: 14%
- Não sabem/Não responderam: 11%
Segundo Turno
- Jorge Wilson (Republicanos): 40%
- Eloi Pietá (Solidariedade): 33%
- Branco/Nulo: 14%
- Não sabem/Não responderam: 13%
Metodologia: 1.000 entrevistados pessoalmente, pelo Real Time Big Data, entre os dias 26 e 24 de abril de 2024. A pesquisa foi contratada pela Record TV. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SP-07007/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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