O instituto Real Time Big Data divulgou nesta terça-feira (1) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Paracambi (RJ) nas eleições municipais de 2024.
O candidato Andrezinho Ceciliano (PT) lidera o cenário de pesquisa espontânea, seguido por Aline (PL). A ordem é a mesma na pesquisa estimulada, na qual ainda é citado o candidato Dienis Rocha (PMB).
A pesquisa ainda perguntou aos entrevistados sobre o conhecimento e potencial de voto nos candidatos à prefeitura de Paracambi, além da avaliação dos governos municipal, federal e estadual.
Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de Paracambi
Estimulada
- Andrezinho Ceciliano (PT): 62%
- Aline (PL): 28%
- Dienis Rocha (PMB): 1%
- Branco/nulo: 5%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Espontânea
- Andrezinho Ceciliano (PT): 42%
- Aline (PL): 17%
- Outros: 3%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 29%
Pesquisa apurou a votabilidade dos candidatos em Paracambi
Andrezinho Ceciliano (PT)
- Votaria com certeza: 41%
- Poderia votar: 28%
- Não votaria: 26%
- Não conhece suficiente para opinar: 5%
Aline (PL)
- Votaria com certeza: 18%
- Poderia votar: 36%
- Não votaria: 38%
- Não conhece suficiente para opinar: 8%
Dienis Rocha (PMB)
- Votaria com certeza: 1%
- Poderia votar: 14%
- Não votaria: 40%
- Não conhece suficiente para opinar: 45%
Pesquisa perguntou a eleitores de Paracambi sobre aprovação das gestões municipal, estadual e federal
Prefeita Lucimar
- Aprovo: 35%
- Desaprovo: 57%
- Não sabe/não respondeu: 8%
Governador Cláudio Castro
- Aprovo: 43%
- Desaprovo: 52%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Presidente Lula
- Aprovo: 42%
- Desaprovo: 54%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Metodologia da pesquisa: 800 entrevistados pelo instituto Real Time Big Data entre os dias 28 e 30 de setembro de 2024. A pesquisa em Paracambi foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação LTDA / 3 Poderes. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-03346/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.