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Pesquisa Porto Alegre
Pesquisa em Porto Alegre ouviu 1.000 eleitores da cidade entre os dias 18 e 19 de outubro.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O instituto Real Time Big Data divulgou uma pesquisa nesta segunda-feira (21) que mostra como está a disputa pela prefeitura de Porto Alegre no segundo turno das eleições municipais de 2024.

A pesquisa mostra cenário semelhante do levantamento anterior, feito pelo mesmo instituto. Sebastião Melo (MDB), atual prefeito da cidade, segue à frente de Maria do Rosário (PT). Na pesquisa estimulada, Melo aparece com 55% das intenções de voto, enquanto a candidata do PT está com 40%.

Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre

Estimulada (votos válidos)

No final de outubro teremos o segundo turno das eleições em Porto Alegre, se o segundo turno fosse hoje, em quem o(a) sr.(a) votaria para prefeito de Porto Alegre?

  • Sebastião Melo (MDB): 58%
  • Maria do Rosário (PT): 42%

Estimulada (votos totais)

  • Sebastião Melo (MDB): 55%
  • Maria do Rosário (PT): 40%
  • Branco/Nulo: 3%
  • Não sabe/Não respondeu: 2%

Metodologia: 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 18 e 19 de outubro de 2024. A pesquisa em Porto Alegre foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-00932/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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