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Pesquisa Porto Alegre
Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores de Porto Alegre.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O Real Time Big Data divulgou uma pesquisa nesta segunda-feira (30) que mostra como está a disputa pela prefeitura de Porto Alegre (RS) nas eleições municipais de 2024

No cenário estimulado, o prefeito Sebastião de Melo lidera a pesquisa com 44% da preferência do eleitorado da capital gaúcha. Em seguida aparecem as candidatas Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT) com 23% e 19%, respectivamente, o que significa empate técnico dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre

Espontânea

  • Sebastião Melo (MDB): 33%
  • Maria do Rosário (PT): 19%
  • Juliana Brizola (PDT): 13%
  • Felipe Camozzato (Novo): 2%
  • Outros: 3%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 21%

Estimulada

  • Sebastião Melo (MDB): 44%
  • Maria do Rosário (PT): 23%
  • Juliana Brizola (PDT): 19%
  • Felipe Camozzato (Novo): 4%
  • Carlos Alan (PRTB): 1%
  • Fabiana Sanguiné (PSTU): !%
  • Luciano do MLB (UP): 0%
  • Cesar Pontes (PCO): 0%
  • Branco/Nulo: 3%
  • Não sabe/Não respondeu: 5% 

Real Time Big Data simulou cenário de segundo turno

Sebastião Melo x Maria do Rosário

  • Sebastião Melo (MDB): 53%
  • Maria do Rosário (PT): 35%
  • Branco/Nulo: 6%
  • Não sabe/Não respondeu: 6% 

Pesquisa em Porto Alegre apurou conhecimento e votabilidade

Sebastião Melo (MDB)

  • Votaria com certeza: 29%
  • Poderia votar: 30%
  • Não votaria: 36%
  • Não conhece suficiente para opinar: 5%

Maria do Rosário (PT)

  • Votaria com certeza: 17%
  • Poderia votar: 25%
  • Não votaria: 51%
  • Não conhece suficiente para opinar: 7%

Juliana Brizola (PDT)

  • Votaria com certeza: 14%
  • Poderia votar: 36%
  • Não votaria: 40%
  • Não conhece suficiente para opinar: 10%

Felipe Camozzato (Novo)

  • Votaria com certeza: 2%
  • Poderia votar: 22%
  • Não votaria: 34%
  • Não conhece suficiente para opinar: 42%

Carlos Alan (PRTB)

  • Votaria com certeza: 0%
  • Poderia votar: 9%
  • Não votaria: 36%
  • Não conhece suficiente para opinar: 55%

Fabiana Sanguiné (PSTU)

  • Votaria com certeza: 0%
  • Poderia votar: 11%
  • Não votaria: 34%
  • Não conhece suficiente para opinar: 55%

Luciano do MLB (UP)

  • Votaria com certeza: 0%
  • Poderia votar: 7%
  • Não votaria: 30%
  • Não conhece suficiente para opinar: 63%

Cesar Pontes (PCO)

  • Votaria com certeza: 0%
  • Poderia votar: 6%
  • Não votaria: 34%
  • Não conhece suficiente para opinar: 60%

Real Time Big Data perguntou sobre a aprovação dos governos municipal, estadual e federal

Avaliação do prefeito Sebastião Melo

  • Aprova: 59%
  • Desaprova: 34%
  • Não sabe/Não respondeu: 7%

Avaliação do governador Eduardo Leite

  • Aprova: 34%
  • Desaprova: 62%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

Avaliação do presidente Lula

  • Aprova: 44%
  • Desaprova: 49%
  • Não sabe/Não respondeu: 7%

Metodologia: 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 27 e 28 de setembro de 2024. A pesquisa em Porto Alegre foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-01268/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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