Pesquisa Real Time Big Data em São Bernardo do Campo ouviu 1.000 eleitores entre 16 e 17 de outubro.| Foto: Infografia / Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O Real Time Big Data divulgou uma pesquisa nessa quinta-feira (17) que mostra como está a disputa pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

CARREGANDO :)

Marcelo Lima (Podemos) aparece liderando a pesquisa estimulada, à frente de Alex Manente (Cidadania), na intenção de voto dos eleitores de São Bernardo do Campo.

Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de São Bernardo do Campo

Estimulada (votos válidos)

Publicidade
  • Marcelo Lima (Podemos): 56%
  • Alex Manente (Cidadania): 44%

Estimulada (votos totais)

  • Marcelo Lima (Podemos): 49%
  • Alex Manente (Cidadania): 39%
  • Nulo/branco: 6%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

Metodologia: 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 16 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa em São Bernardo do Campo foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-08129/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Publicidade

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]