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Pesquisa eleitoral São Paulo
Confira na Gazeta do Povo a mais recente pesquisa eleitoral para São Paulo (SP).| Foto: Infografia/Gazeta do Povo.

O instituto Real Time Big Data divulgou na segunda (1º) uma nova rodada da pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Como apontado em outros levantamentos recentes, os pré-candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) seguem empatados tecnicamente dentro da margem de erro de três pontos percentuais.

Outros três pré-candidatos também empatam tecnicamente: Pablo Marçal (PRTB), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB).

Por outro lado, metade dos eleitores paulistanos afirmou na pesquisa espontânea que vai anular o voto ou votará em branco.

Veja abaixo a pesquisa de inteção de voto do Real Time Big Data para a prefeitura de São Paulo:

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de São Paulo

Espontânea

  • Guilherme Boulos (PSOL): 12%;
  • Ricardo Nunes (MDB): 11%;
  • Pablo Marçal (PRTB): 5%;
  • José Luiz Datena (PSDB): 5%;
  • Tabata Amaral (PSB): 4%;
  • Kim Kataguiri (União): 1%;
  • Outros: 12%;
  • Nulo/branco: 50%.

Estimulada 1

  • Ricardo Nunes (MDB): 29%;
  • Guilherme Boulos (PSOL): 29%;
  • Pablo Marçal (PRTB): 14%;
  • José Luiz Datena (PSDB): 9%;
  • Tabata Amaral (PSB): 8%;
  • Marina Helena (Novo): 1%;
  • Altino Prazeres (PSTU): 0;
  • Fernando Fantauzzi (DC): 0;
  • Ricardo Senese (UP): 0;
  • João Pimenta (PCO): 0;
  • Nulo/branco: 6%;
  • Não sabe/não respondeu: 4%.

Estimulada 2

  • Guilherme Boulos (PSOL): 29%;
  • Ricardo Nunes (MDB): 28%;
  • Pablo Marçal (PRTB): 12%;
  • José Luiz Datena (PSDB): 8%;
  • Tabata Amaral (PSB): 7%;
  • Kim Kataguiri (União): 5%;
  • Marina Helena (Novo): 1%;
  • Altino Prazeres (PSTU): 0;
  • Fernando Fantauzzi (DC): 0;
  • Ricardo Senese (UP): 0;
  • João Pimenta (PCO): 0;
  • Nulo/branco: 6%;
  • Não sabe/não respondeu: 4%.

Segundo turno

O instituto também questionou os eleitores sobre como votariam no segundo turno da capital paulista:

Cenário 1

  • Ricardo Nunes (MDB): 46%;
  • Guilherme Boulos (PSOL): 39%;
  • Nulo/branco: 9%;
  • Não sabe/não respondeu: 6%.

Cenário 2

  • Ricardo Nunes (MDB): 42%;
  • Pablo Marçal (PRTB): 27%;
  • Nulo/branco: 16%;
  • Não sabe/não respondeu: 15%.

Cenário 3

  • Guilherme Boulos (PSOL): 40%;
  • Pablo Marçal (PRTB): 33%;
  • Nulo/branco: 14%;
  • Não sabe/não respondeu: 13%.

Cenário 4

  • Ricardo Nunes (MDB): 44%;
  • José Luiz Datena (PSDB): 37%;
  • Nulo/branco: 9%;
  • Não sabe/não respondeu: 10%.

Cenário 5

  • Guilherme Boulos (PSOL): 40%;
  • José Luiz Datena (PSDB): 38%;
  • Nulo/branco: 15%;
  • Não sabe/não respondeu: 7%.

Cenáriio 6

  • Ricardo Nunes (MDB): 43%;
  • Tabata Amaral (PSB): 42%;
  • Nulo/branco: 10%;
  • Não sabe/não respondeu: 5%.

Cenário 7

  • Tabata Amaral (PSB): 44%;
  • Guilherme Boulos (PSOL): 40%;
  • Nulo/branco: 10%;
  • Não sabe/não respondeu: 6%.

Metodologia: 1,5 mil pessoas entrevistadas presencialmente pelo instituto Real Time Big Data entre os dias 28 e 29 de junho de 2024. A pesquisa foi contratada pela Radio e Televisão Record S.A. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-06703/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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