Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores de São Paulo.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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O Real Time Big Data divulgou uma pesquisa nesta segunda-feira (23) que mostra como está a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. O candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB) lidera a pesquisa no cenário estimulado com 27%, empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (Psol) com 24% e Pablo Marçal, 21%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na simulação de segundo turno, o prefeito de São Paulo vence os dois concorrentes.

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Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de São Paulo

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Estimulada

  • Ricardo Nunes (MDB): 27% 
  • Guilherme Boulos (Psol): 24%
  • Pablo Marçal (PRTB): 21%
  • Tabata Amaral (PSB): 9%
  • Datena (PSDB): 5%
  • Marina Helena (Novo): 2%
  • Outros: 1%
  • Branco/Nulo: 5%
  • Não sabe/Não respondeu: 6%
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Espontânea

  • Ricardo Nunes (MDB): 16%
  • Pablo Marçal (PRTB): 16%
  • Guilherme Boulos (Psol): 15%
  • Tabata Amaral (PSB): 7%
  • Datena (PSDB): 2%
  • Outros: 3%
  • Branco/Nulo: 10%
  • Não sabe/Não respondeu: 31%

Real Time Big Data simulou cenários de segundo turno

Cenário 1

  • Guilherme Boulos (Psol): 40%
  • Pablo Marçal (PRTB): 38%
  • Branco/Nulo: 11%
  • Não sabe/Não respondeu: 11%

Cenário 2

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  • Ricardo Nunes (MDB): 44%
  • Pablo Marçal (PRTB): 32%
  • Branco/Nulo: 12%
  • Não sabe/Não respondeu: 12%

Cenário 3

  • Ricardo Nunes (MDB): 47%
  • Guilherme Boulos (Psol): 35%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 9%

Pesquisa em São Paulo apurou conhecimento e votabilidade

Ricardo Nunes (MDB)

  • Votaria com certeza: 16%
  • Poderia votar: 43%
  • Não votaria: 35%
  • Não conhece suficiente para opinar: 6%
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Pablo Marçal (PRTB)

  • Votaria com certeza: 16%
  • Poderia votar: 24%
  • Não votaria: 51%
  • Não conhece suficiente para opinar: 9%

Guilherme Boulos (Psol)

  • Votaria com certeza: 16%
  • Poderia votar: 29%
  • Não votaria: 51%
  • Não conhece suficiente para opinar: 4%

Tabata Amaral (PSB)

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  • Votaria com certeza: 7%
  • Poderia votar: 48%
  • Não votaria: 31%
  • Não conhece suficiente para opinar: 10%

Datena (PSDB)

  • Votaria com certeza: 3%
  • Poderia votar: 37%
  • Não votaria: 57%
  • Não conhece suficiente para opinar: 3%

Marina Helena (Novo)

  • Votaria com certeza: 1%
  • Poderia votar: 21%
  • Não votaria: 38%
  • Não conhece suficiente para opinar: 40%
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Real Time Big Data perguntou sobre a aprovação dos governos municipal, estadual e federal

Avaliação do prefeito Ricardo Nunes

  • Aprova: 54%
  • Desaprova: 43%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Avaliação do governador Tarcísio de Freitas

  • Aprova: 56%
  • Desaprova: 38%
  • Não sabe/Não respondeu: 6%

Avaliação do presidente Lula

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  • Aprova: 45%
  • Desaprova: 49%
  • Não sabe/Não respondeu: 6%

Metodologia: 1.500 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 20 e 21 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-00265/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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