Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores de São Paulo.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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O instituto Real Time Big Data divulgou nesta segunda-feira (30) uma pesquisa que mostra como está a corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. A pesquisa estimulada mostra empate técnico triplo entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol) e Pablo Marçal (PRTB).

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Neste cenário, Nunes tem 26% das intenções de voto, Boulos 25% e Marçal 23%. Na pesquisa espontânea, os três concorrentes estão empatados numericamente, com 18%. Foram entrevistados 1,5 mil eleitores da capital.

Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de São Paulo

Estimulada

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  • Ricardo Nunes (MDB): 26%
  • Guilherme Boulos (Psol): 25%
  • Pablo Marçal (PRTB): 23%
  • Tabata Amaral (PSB): 10%
  • Datena (PSDB): 5%
  • Marina Helena (Novo): 2%
  • Outros: 1%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

A soma dos candidatos: Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) atingiu 1%.

Espontânea

  • Ricardo Nunes (MDB): 18%
  • Guilherme Boulos (Psol): 18%
  • Pablo Marçal (PRTB): 18%
  • Tabata Amaral (PSB): 8%
  • Datena (PSDB): 2%
  • Outros: 4%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 23%

Real Time Big Data simulou cenários de segundo turno

Cenário 1

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  • Ricardo Nunes (MDB): 49%
  • Guilherme Boulos (Psol): 34%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 8%

Cenário 2

  • Ricardo Nunes (MDB): 45%
  • Pablo Marçal (PRTB): 33%
  • Branco/Nulo: 11%
  • Não sabe/Não respondeu: 11%

Cenário 3

  • Guilherme Boulos (Psol): 41%
  • Pablo Marçal (PRTB): 38%
  • Branco/Nulo: 11%
  • Não sabe/Não respondeu: 10%
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Pesquisa em São Paulo apurou conhecimento e votabilidade

Ricardo Nunes (MDB)

  • Votaria com certeza: 18%
  • Poderia votar: 40%
  • Não votaria: 37%
  • Não conhece suficiente para opinar: 4%

Pablo Marçal (PRTB)

  • Votaria com certeza: 18%
  • Poderia votar: 22%
  • Não votaria: 53%
  • Não conhece suficiente para opinar: 7%

Guilherme Boulos (Psol)

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  • Votaria com certeza: 17%
  • Poderia votar: 29%
  • Não votaria: 50%
  • Não conhece suficiente para opinar: 4%

Tabata Amaral (PSB)

  • Votaria com certeza: 8%
  • Poderia votar: 50%
  • Não votaria: 34%
  • Não conhece suficiente para opinar: 8%

Datena (PSDB)

  • Votaria com certeza: 3%
  • Poderia votar: 39%
  • Não votaria: 55%
  • Não conhece suficiente para opinar: 3%
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Marina Helena (Novo)

  • Votaria com certeza: 1%
  • Poderia votar: 27%
  • Não votaria: 37%
  • Não conhece suficiente para opinar: 35%

Real Time Big Data perguntou sobre a aprovação dos governos municipal, estadual e federal

Avaliação do prefeito Ricardo Nunes

  • Aprova: 55%
  • Desaprova: 42%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Avaliação do governador Tarcísio de Freitas

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  • Aprova: 55%
  • Desaprova: 40%
  • Não sabe/Não respondeu: 5%

Avaliação do presidente Lula

  • Aprova: 46%
  • Desaprova: 49%
  • Não sabe/Não respondeu: 5%

Metodologia: 1.500 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 27 e 28 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-05171/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

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Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.