O instituto Real Time Big Data divulgou nova pesquisa nesta quinta-feira (26) que mostra como está a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte (MG) nas eleições municipais de 2024. O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) segue na liderança, com 27% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados para o eleitor.
No segundo lugar, há um empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais: Bruno Engler (PL), com 19% e Fuad Noman (PSD), com 17%. O levantamento da Real Time Big Data também questionou os entrevistados sobre em quem eles votariam em eventual segundo turno, simulando dois cenários.
Real Time Big Data: pesquisa para a prefeitura de Belo Horizonte
Estimulada
- Mauro Tramonte (Republicanos): 27%
- Bruno Engler (PL): 19%
- Fuad Noman (PSD): 17%
- Gabriel Azevedo (MDB): 8%
- Duda Salabert (PDT): 8%
- Rogério Correia (PT): 8%
- Carlos Viana (Podemos): 2%
- Indira Xavier (UP) 0%
- Lourdes Francisco (PCO): 0%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0%
- Não sei: 5%
- Voto branco/nulo: 6%
Espontânea
- Mauro Tramonte (Republicanos): 18%
- Bruno Engler (PL): 15%
- Fuad Noman (PSD): 14%
- Duda Salabert (PDT): 6%
- Gabriel Azevedo (MDB): 4%
- Rogério Correia (PT): 4%
- Carlos Viana (Podemos): 1%
- Outros: 2%
- Não sei: 27%
- Voto branco/nulo: 9%
Pesquisa sondou dois cenários de segundo turno à prefeitura de Belo Horizonte
Cenário 1
- Mauro Tramonte (Republicanos): 46%
- Bruno Engler (PL): 33%
- Não sei: 10%
- Voto branco/nulo: 11%
Cenário 2
- Mauro Tramonte (Republicanos): 43%
- Fuad Noman (PSD): 37%
- Não sei: 10%
- Voto branco/nulo: 10%
Como a população de BH avalia as gestões públicas municipal, estadual e federal
A pesquisa de intenção de voto à prefeitura de Belo Horizonte também mediu a aprovação das gestões municipal, estadual e federal:
Prefeito Fuad Noman (PSD)
- Aprova: 54%
- Desaprova: 44%
- Não sabe: 2%
Governador Romeu Zema (Novo)
- Aprova: 36%
- Desaprova: 58%
- Não sabe: 6%
Presidente Lula (PT)
- Aprova: 45%
- Desaprova: 52%
- Não sabe: 3%
Pesquisa em Belo Horizonte apurou conhecimento e votabilidade
Mauro Tramonte (Republicanos)
- Votaria com certeza: 19%
- Poderia votar: 42%
- Não votaria: 35%
- Não conhece suficiente para opinar: 4%
Bruno Engler (PL)
- Votaria com certeza: 16%
- Poderia votar: 28%
- Não votaria: 47%
- Não conhece suficiente para opinar: 9%
Fuad Noman (PSD)
- Votaria com certeza: 14%
- Poderia votar: 37%
- Não votaria: 42%
- Não conhece suficiente para opinar: 7%
Duda Salabert (PDT)
- Votaria com certeza: 6%
- Poderia votar: 26%
- Não votaria: 60%
- Não conhece suficiente para opinar: 8%
Carlos Viana (Podemos)
- Votaria com certeza: 1%
- Poderia votar: 38%
- Não votaria: 56%
- Não conhece suficiente para opinar: 5%
Rogério Correia (PT)
- Votaria com certeza: 5%
- Poderia votar: 29%
- Não votaria: 57%
- Não conhece suficiente para opinar: 9%
Gabriel Azevedo (MDB)
- Votaria com certeza: 5%
- Poderia votar: 42%
- Não votaria: 41%
- Não conhece suficiente para opinar: 12%
Lourdes Francisco (PCO)
- Votaria com certeza: 0%
- Poderia votar: 8%
- Não votaria: 47%
- Não conhece suficiente para opinar: 45%
Indira Xavier (UP)
- Votaria com certeza: 0%
- Poderia votar: 6%
- Não votaria: 44%
- Não conhece suficiente para opinar: 50%
Wanderson Rocha (PSTU)
- Votaria com certeza: 0%
- Poderia votar: 5%
- Não votaria: 40%
- Não conhece suficiente para opinar: 55%
Metodologia: 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 24 e 25 de setembro de 2024. A pesquisa em Belo Horizonte foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MG – 09356/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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