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Pesquisa Curitiba
Instituto Veritá ouviu 1.610 eleitores em Curitiba entre os dias 13 e 17 de outubro.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O Instituto Veritá divulgou nesta sexta-feira (18) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Curitiba (PR) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) aparecem empatados tecnicamente perto do limite da margem de erro nos dois cenários da pesquisa, estimulada e espontânea. A margem de errro é de 2,5 pontos percentuais.

Veritá: pesquisa para a prefeitura de Curitiba no 2º turno

Espontânea

Se a eleição de segundo turno fosse hoje em quem o(a) sr(a) votaria para Prefeito de Curitiba? 

  • Cristina Graeml (PMB): 46,9%
  • Eduardo Pimentel (PSD): 45,1%
  • Branco/Nulo: 3,6%
  • Não sabe/não respondeu: 4,4%

Metodologia: 1.610 entrevistados pelo Instituto Veritá entre os dias 13 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa em Curitiba foi contratada pelo próprio Instituto Veritá LTDA. Confiança: 95%. Margem de erro: de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº PR-02681/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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