Candidato à reeleição em Baturité (CE), Herberlh Freitas Reis Cavalcante Mota (Republicanos) usou lança-chamas durante ato de campanha.| Foto: Reprodução / Instagram / Herberlh Mota
Ouça este conteúdo

O prefeito da cidade de Baturité (CE) e candidato à reeleição, Herberlh Mota (Republicanos), passou a ser investigado a partir de uma notícia-crime pelo uso indevido de um lança-chamas durante um ato de campanha. Ele foi alvo da Operação Protocolo III, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (3).

CARREGANDO :)

Segundo a PF, o uso de equipamento incendiário em via pública trouxe perigo de incêndio ambiental e colocou em risco a integridade física das pessoas presentes, assim como os bens de terceiros. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão do lança-chamas utilizado pelo candidato.

“Essa ação temerária está diretamente relacionada ao contexto eleitoral, em que o uso do equipamento incendiário parece simbolizar poder e representar uma afronta à estabilidade pública, que deve ser preservada durante a propaganda política”, afirma a Polícia Federal.

Publicidade

Candidato confirma uso de lança-chamas em campanha

Em seu perfil no Instagram, onde postou vídeos do uso do lança-chamas durante a ação de campanha, Mota publicou uma nota na qual confirma que recebeu agentes da PF em sua casa “para cumprimento de diligências”.

Ele se diz “vítima de perseguições e mentiras” e que a investigação está relacionada "exclusivamente ao uso de um artefato pirotécnico” durante a campanha pela reeleição no município cearense.

“Reforçamos ainda que essa ação não envolve e nunca envolveu qualquer malversação de recursos públicos, desvio de conduta do prefeito ou abuso de poder político e econômico em nossa campanha eleitoral”, afirma a nota.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]