O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, fechou as eleições municipais deste ano com o maior número de votos entre os partidos, foram 15,7 milhões de votos ao todo.
Apesar do resultado, o partido ficou distante da precisão inicial de conquistar mil prefeituras. A previsão foi feita pelo presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, no ano passado.
Ao todo, o partido conseguiu conquistar 517 prefeituras, 166 a mais do que em 2020.
No segundo turno, o PL consolidou 16 das 103 prefeituras das cidades com mais de 200 mil habitantes. Foi o melhor resultado entre os partidos. Já nas capitais, o PL saiu vencedor em quatro delas.
Ao comentar sobre o resultado, nesta segunda-feira (28), o senador Rogério Marinho (PL-RN), disse que “o PL saiu do patamar de 11º partido mais votado no país para 1º” e destacou a liderança de Bolsonaro para o êxito do partido.
O grande vencedor em número de prefeituras foi o PSD, do secretário de Relações Institucionais, do governo de São Paulo, Gilberto Kassab.
Ao todo, o PSD conquistou 891 prefeituras e vai governar mais de 27,6 milhões de eleitores, segundo levantamento da Nexus, divulgado nesta segunda-feira (28).
Com o segundo maior número de prefeituras conquistadas (864), o MDB lidera o ranking de eleitores governados, com pouco mais de 27,7 milhões.
Em terceiro lugar aparece o PL, que governará pouco mais de 19 milhões de eleitores, um aumento de 340% no número de eleitores governados pelo partido se comparado com os números de 2020.
Bolsonaro disse que projeção de mil prefeituras para o PL foi “precipitada”
No dia da votação do primeiro turno das eleições, no dia 6 de outubro, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, se precipitou em estimar de mil a 1,5 mil prefeituras conquistadas pela sigla.
Dias depois, o próprio Valdemar disse que o desempenho do partido nas eleições municipais deste ano o surpreendeu pela previsão inicial que tinha, mas que não conseguiu chegar a tantas quanto esperava. Valdemar esperava conseguir, pelo menos, seis capitais.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Prisão de Daniel Silveira contrasta com política do CNJ que relaxou saidinha em SP
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024