A Polícia Federal (PF) deflagrou duas operações contra crimes eleitorais nesta quinta-feira (24). As ações ocorrem a poucos dias do segundo turno das eleições municipais 2024, e ambas visam o combate da prática ilegal de compra de votos.
Uma das operações foi iniciada no Paraná e recebeu o nome “Voto Não Tem Preço”. Os agentes da Polícia Federal receberam denúncias de possíveis crimes eleitorais cometidos por candidatos a vereador na cidade de Paranaguá, no litoral do estado. De acordo com as investigações, os candidatos estariam praticando o crime de compra de votos.
Ao todo, os agentes da PF cumpriram oito mandados de busca e apreensão em diversos endereços no município. Alguns dos mandados foram cumpridos na Câmara Municipal de Paranaguá, onde três gabinetes de vereadores foram vasculhados pelos policiais. Ao todo, mais de 50 pessoas são investigadas.
A outra operação desta quinta-feira foi aberta na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. Denominada “Blue Box”, a ação da Polícia Federal foi iniciada após o recebimento de denúncias de que candidatos estariam comprando votos de eleitores por meio da doação de caixas d’água da prefeitura municipal.
Ao todo, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade. Com os suspeitos, os policiais localizaram e apreenderam documentos e celulares. Os itens apreendidos serão utilizados pelos investigadores para identificar a origem e a materialidade dos crimes eleitorais.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024