O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) acatou o pedido de recurso pelo deferimento da candidatura de Marcelo Rangel (PSD) à prefeitura de Ponta Grossa. A decisão foi tomada por unanimidade pelos desembargadores da corte.
No fim de agosto, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma ação na qual apontava irregularidades nas contas de Rangel quando ele foi prefeito de Ponta Grossa entre os anos de 2013 e 2016. Essas irregularidades foram identificadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em um convênio firmado entre a prefeitura e um instituto educacional com sede no estado do Rio de Janeiro.
Este convênio esteve em vigor entre os anos de 2014 e 2015, com um total de repasses de R$ 450 mil. Para a Justiça Eleitoral em Ponta Grossa, a desaprovação das contas por parte da corte de contas foi suficiente para impugnar a candidatura de Rangel, que recorreu ao TRE-PR.
Na segunda instância, os desembargadores – sem nenhum voto contrário – aceitaram o recurso apresentado pelo candidato. Para os magistrados, o órgão competente para o julgamento das contas de uma prefeitura é a Câmara Municipal da cidade, e não Tribunal de Contas do Estado. Com isso, a candidatura de Rangel tem parecer favorável para ser deferida.
Para Marcelo Rangel, impugnação da candidatura foi "um lamentável equívoco"
Em nota enviada à RPC, o candidato do PSD em Ponta Grossa afirmou que sempre esteve confiante na Justiça e na reversão da decisão que havia sido tomada anteriormente. Para Rangel, a impugnação de sua candidatura foi “um lamentável equívoco”.
O candidato seguiu, afirmando que “está lutando contra muitos ataques” e que vai seguir fazendo “uma campanha limpa, com propostas sinceras, sempre respeitando o eleitor”. A nota conclui com Rangel dizendo que “estamos do lado da verdade, agora mais fortes do que nunca”.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024