• Carregando...
Thiago Duarte foi três vezes vereador de Porto Alegre e está no seu segundo mandato como deputado estadual
Thiago Duarte é a aposta do União Brasil para a prefeitura de Porto Alegre (RS) em 2024.| Foto: Celso Bender/Divulgação Assembleia Legislativa do RS

Médico, três vezes vereador e no segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Thiago Duarte é pré-candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo União Brasil. Essa é a primeira vez que ele disputará o cargo.

Natural de Porto Alegre, Duarte, 52 anos, é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atuou como médico legista antes de entrar para a política. É também médico comunitário e obstetra. Além disso, tem formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O União Brasil tenta coligação com PSB, PDT e Avante para lançar uma chapa mais ao centro. Ainda não há definições, e o PDT também lançou uma pré-candidata: Juliana Brizola.

Thiago Duarte levou para o Legislativo as pautas em defesa da saúde

Thiago Duarte começou na política como vereador de Porto Alegre. Em 2008, entrou como suplente, pelo PDT, e assumiu a titularidade após a renúncia de Juliana Brizola, que assumiu vaga na Assembleia Legislativa. Foi eleito novamente, em 2012 e em 2016, para a Câmara Municipal - sendo que chegou a ser presidente da casa legislativa em 2013.

Como vereador, presidiu as comissões da Saúde e Meio Ambiente, de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública e de Constituição e Justiça. Tendo como principal bandeira a Saúde, Thiago Duarte carregou a pauta para a Assembleia Legislativa, em 2018, quando foi eleito deputado estadual pelo DEM. Em 2022, foi reeleito para o cargo então já pelo União Brasil, sigla formada pela fusão do DEM com o PSL.

Entre os destaques da atuação dele na Casa está o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar os aumentos exorbitantes de preços de medicamentos e insumos utilizados no combate à pandemia de Covid-19. Na presidência da CPI, sugeriu o indiciamento de três indústrias farmacêuticas e 68 distribuidores de medicamentos e insumos.

Thiago Duarte também presidiu a Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente no Rio Grande do Sul e instalou oito frentes parlamentares, entre elas a de prevenção à prematuridade, a de enfrentamento à tuberculose e a em defesa da atualização das políticas de saúde mental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]