Nove candidatos vão disputar a prefeitura de Belo Horizonte (MG) nas eleições municipais de 6 de outubro. São sete homens e duas mulheres. O número é inferior ao registrado nas eleições de 2020 quando 15 candidatos disputaram o primeiro turno na capital mineira.
O prazo para as convenções partidárias e indicação dos nomes se encerrou nessa segunda-feira (5), mas os partidos têm até o dia 15 de agosto para o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Apesar de aprovadas em convenções, as candidaturas podem sofrer mudanças até o prazo de registro na Justiça.
Veja abaixo a relação dos candidatos:
Bruno Engler (PL) e Cláudia Romualdo (PL)
O Partido Liberal (PL) tem como candidato a prefeito Bruno Engler e sua vice é a coronel da Polícia Militar Cláudia Romualdo em chapa pura, que tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A convenção foi realizada no dia 2 de agosto com a presença do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), aliado de Engler na capital mineira.
Carlos Viana (Podemos)
O senador licenciado Carlos Viana é candidato a prefeito pelo Podemos em BH. Ele chegou a anunciar como vice o empresário Frederico Aisc (DC), mas o martelo só deve ser batido nos próximos dias. isso porque houve uma reviravolta na convenção partidária, quando surgiu o nome de Renata Rosa como possível vice. Rosa é negra e cadeirante e seu nome foi visto com simpatia por correligionários.
Duda Salabert e Francisco Fureaux, ambos do PDT
A deputada federal Duda Salabert (PDT) também é candidata à prefeitura de Belo Horizonte em chapa "puro sangue" tendo como vice o professor Francisco Fureaux. A dupla foi oficializada em convenção partidária realizada no último fim de semana.
Fuad Noman (PSD) e Álvaro Damião (União Brasil)
O atual prefeito Fuad Noman (PSD) disputa a reeleição após assumir o mandato em 2022. O vice é o vereador Álvaro Damião (União Brasil). O atual prefeito assumiu o Executivo após a renúncia de Alexandre Kalil (Republicanos) que disputou o governo de Minas Gerais.
Gabriel Azevedo (MDB) e Paulo Brant (PSB)
O vereador Gabriel Azevedo é o candidato pelo MDB À prefeitura de Belo Horizonte. A chapa é composta pelo ex-vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSB).
Indira Xavier e Geraldo Neres, ambos do UP
O União Popular (UP) tem Indira Xavier como candidata a prefeita de Belo Horizonte e Geraldo Neres como vice, ambos filiados ao mesmo partido. Ela é militante de movimentos sociais e disputará o mais alto cargo da capital mineira pela primeira vez.
Mauro Tramonte (Republicanos) e Luísa Barreto (Novo)
O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte é o candidato a prefeito pelo Republicanos em BH. A vice na chapa é Luísa Barreto (Novo). A composição foi confirmada em convenção no dia 3 de agosto em uma solenidade que teve a participação de Zema e Kalil, adversários históricos. O ex-prefeito de Belo Horizonte deixou o PSD e migrou para o Republicanos, recentemente.
Rogério Correia (PT) e Bella Gonçalves (Psol)
Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quem disputa a prefeitura de Belo Horizonte é Rogério Correia e a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) será candidata a vice na chapa. A articulação de uma frente de esquerda liderada pelo PT na capital mineira foi frustrada pela chapa pura do PDT da parlamentar Duda Salabert.
Wanderson Rocha e Andrea Carla, ambos do PSTU
Wanderson Rocha é o candidato a prefeito pelo PSTU e Andrea Carla, do mesmo partido, é sua vice.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião