Lucas Sanches, do Partido Liberal (PL), foi eleito em Guarulhos (SP) e assumirá o cargo de prefeito a partir de 1º de janeiro de 2025. Ele derrotou nas urnas Elói Pietá (Solidariedade), no segundo turno das eleições municipais de 2024, realizadas neste domingo (27).
Com todas as seções totalizadas, Sanches teve 58,55% dos votos válidos (361.971), e Pietá ficou com 41,45% dos votos válidos (256.295). As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
A vitória de Lucas Sanches havia sido sinalizada no primeiro turno (6 de outubro), quando ele liderou a corrida eleitoral com 33,25% dos votos válidos (213.212 eleitores), enquanto o candidato do Solidariedade alcançou 29,81% da preferência do eleitor (191.188).
Essa será a primeira vez que Lucas Sanches ocupará um cargo no Executivo. Ele é vereador em Guarulhos, onde iniciou seu mandato em 2021.
O candidato do PL, Lucas Sanches, de 28 anos, teve 33,25% dos votos no primeiro turno, ou 213.212 em números absolutos. Em uma chapa com candidato a vice Thiago Surfista (Novo), Sanches se candidatou pela coligação "A Mudança começa agora", composta pelos partidos PL, PMB, DC e Novo.
Já o candidato do Solidariedade, Elói Pietá, de 80 anos, teve 29,81% de votos no primeiro turno, ou 191.188 em números absolutos. Ele formou chapa com Fran Correa, do MDB, e se candidatou pela coligação "Experiência e futuro pra Guarulhos", formada por MDB, União e Solidariedade.
Os dois concorrentes deixaram de fora da disputa para o segundo turno os candidatos Jorge Wilson - Xerife do Consumidor (Republicanos), que teve 20,12% dos votos; Alencar (PT), com 9,67%; Márcio Nakashima (PDT), com 6,55%; e Waldomiro Ramos (PSB), com 0,59% dos votos.
Candidato apoiado pelo atual prefeito ficou de fora da disputa em Guarulhos
O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, mais conhecido como Guti (PSD), de 39 anos, está no segundo mandato e foi reeleito com 57,83% dos votos em 2020, tendo sido o mais jovem eleito para prefeito do município em 2016. Ainda assim, o candidato que teve o apoio dele nas eleições 2024, o deputado Jorge Wilson - Xerife do Consumidor, ficou de fora da disputa.
Para o segundo turno, de acordo com a publicação Guarulhos em Destaque, o prefeito declarou que não ia apoiar nenhum dos candidatos e, referindo-se indiretamente a Elói Pietá, ex-PT, afirmou que "esquerda nem pensar. Sempre combati a esquerda e vou continuar fazendo", disse ele.
Em relação ao candidato do PL, Lucas Sanches, Guti também se referiu indiretamente e afirmou que "do outro lado há uma pseudodireita que não representa os mesmos valores" que os seus.
Quadro histórico do PT, Elói Pietá não teve apoio de Lula
O candidato Elói Pietá já foi prefeito de Guarulhos por dois mandatos, de 2001 a 2008, pelo PT, e é considerado na cidade um quadro histórico do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tendo ajudado a fundar a sigla na cidade. Ainda assim, a candidatura de Pietá não recebeu apoio declarado do presidente da República.
Em 2024, Pietá rompeu com o Partido dos Trabalhadores após mais de 40 anos, por não concordar com a decisão da sigla de lançar Alencar Santana (PT) para a candidatura à prefeitura de Guarulhos nestas eleições, alegando que "a direção local do PT não seguiu o estatuto do partido".
Ele se filiou ao Solidariedade e se tornou presidente do partido em Guarulhos em março, disputando pela primeira vez uma eleição em um partido diferente ao da cônjuge dele, Janete Pietá, que foi eleita vereadora de Guarulhos pela Rede, em uma coligação com o Psol, apoiador da candidatura de Alencar Santana (PT).
Vindo do MBL, Lucas Sanches teve apoio discreto de Bolsonaro apenas no 2° turno
Já o candidato do PL, Lucas Sanches, iniciou a carreira política em 2021, como vereador de Guarulhos pelo Progressistas, sendo um dos membros do Movimento Brasil Livre (MBL) que conseguiu se eleger. Ele havia disputado o cargo em 2016, mas não foi eleito. Em 2022, Sanches concorreu novamente, então como deputado federal, mas não foi eleito, apesar de ter tido 38.352 votos.
A decisão de sair do Progressistas e se filiar ao PL ocorreu em 2024, mas, mesmo estando no mesmo partido de Jair Bolsonaro, Sanches não obteve apoio do ex-presidente no primeiro turno. Tanto o ex-presidente quanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), optaram por apoiar o candidato Jorge Wilson - Xerife do Consumidor (Republicanos) no primeiro turno das eleições à prefeitura de Guarulhos.
Sem conseguir eleger Wilson, o governador Tarcísio declarou apoio a Sanches após o resultado das eleições em Guarulhos no primeiro turno, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro apenas afirmou, cinco dias antes do pleito, que a disputa em Guarulhos "estaria resolvida", segundo ele. "Lá [em Guarulhos] está resolvida já. O Lucas vai ser o prefeito lá. Boa sorte a ele", disse Bolsonaro, que não visitou o município para apoiar o candidato.
O que disseram as pesquisas eleitorais que antecederam a disputa à prefeitura de Guarulhos no 2º turno
Duas pesquisas eleitorais que antecederam o segundo turno à prefeitura de Guarulhos mostraram o candidato Lucas Sanches (PL) à frente de Elói Pietá na intenção de voto do eleitor. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado no dia 17 de outubro, mostrou Sanches com 52,3% dos votos, contra 37,4% de Pietá, no cenário estimulado.
Já uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, também divulgada no dia 17 de outubro, apontou Lucas Sanches com 52% das intenções de voto, contra 37% de Pietá, também no cenário estimulado, quando o nome dos candidatos é informado previamente para escolha do eleitor.
Metodologia das pesquisas citadas:
- 800 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 13 e 16 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Gazeta Popular. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03978/2024.
- 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 15 e 16 de outubro de 2024. A pesquisa em Guarulhos foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-05963/2024.
Após o resultado das eleições em Guarulhos, os desafios do município
Localizado na região metropolitana de São Paulo, o município de Guarulhos é conhecido principalmente por abrigar o GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo, principal terminal logístico de cargas internacionais do país. Um ranking realizado com exclusividade pela Gazeta do Povo sobre as melhores cidades para morar no Brasil aponta que Guarulhos ficou em 315º lugar entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros, com nota 6,85.
No recorte da área da educação, o município ficou em 637º lugar no levantamento da Gazeta do Povo, enquanto em relação à infraestrutura urbana caiu muitas posições, ocupando o 2.153º lugar do ranking, que inclui desafios como a quantidade de famílias em situação de rua. Em se tratando de saúde, Guarulhos caiu ainda mais posições, ficando em 2.345º lugar, com desafios como número de leitos por 100 mil habitantes.
Em debate promovido pelo G1 entre os candidatos ao segundo turno à prefeitura de Guarulhos, um dos principais temas foi justamente a construção de hospitais. Enquanto Sanches afirmou que pretende colocar para funcionar melhor as estruturas que já existem, como as Unidades Básicas de Saúde, o candidato Pietá propôs construir dois novos hospitais.
Outro tema discutido então foi a abertura de vagas de creches. Sanches afirmou que mais de 15 mil crianças estão fora da creche e acusou Pietá de ter sido condenado por assinar, durante a gestão dele, um contrato sem licitação para a educação, enquanto Pietá prometeu zerar a fila de creches em um eventual novo mandato.
Anistia e projetos do governo seguem na gaveta do Congresso após dois anos do 8 de janeiro
De volta ao debate: Cristina Graeml e sua luta pela verdade na reestreia do Falando Abertamente
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
Cantilena da liga STF-Lula sobre democracia é zombada nas redes
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião