Os eleitores de Uberaba (MG) voltaram às urnas neste domingo (27) para escolher o prefeito da gestão 2025-2028.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Elisa Araújo, candidata do PSD, foi reeleita prefeita de Uberaba (MG) por mais quatro anos. No segundo turno das eleições municipais 2024, realizado neste domingo (27), ela repetiu a disputa em segundo turno com o candidato Tony Carlos (MDB), como havia ocorrido no pleito de 2020. O vice dela na chapa é Mauricinho de Sá, do partido Mobilização Nacional (Mobiliza).

CARREGANDO :)

Com todas as seções totalizadas, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Elisa ficou com 55,60% dos votos válidos (86.492), e Tony Carlos teve 44,40% dos votos válidos (69.067).

A votação confirmou a vantagem que Elisa Araújo já tinha conquistado no primeiro turno (6 de outubro), quando a candidata do PSD obteve 46,36% dos votos válidos (76.409), contra 28,09% de votos de Tony Carlos (46.294).

Publicidade

Quem é Elisa Araújo

Elisa Gonçalves de Araújo, atual prefeita de Uberaba, é arquiteta e urbanista e especialista em gestão. Ela foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande e, em 2021, tornou-se a primeira mulher a assumir a prefeitura de Uberaba, em 200 anos de história. O adversário na época era também o radialista Tony Carlos.

Durante a campanha em 2024, Elisa Araújo apresentou propostas como a expansão das atividades do Restaurante Popular criando pontos de comercialização de marmitex; a construção de seis unidades de ensino com a geração de mais de 1,8 mil vagas; e a implantação da iniciativa "Remédio em casa".

Em 2022, Elisa Araújo apoiou publicamente a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas eleições municipais deste ano, o empresário Samir Cecílio foi o candidato do PL na cidade e contou com a presença de Bolsonaro durante o lançamento de sua pré-candidatura, mas ficou apenas em quarto lugar na preferência do eleitor, com 9,08% dos votos.

Quem é Tony Carlos

Ex-deputado estadual por Minas Gerais, Tony Carlos foi vereador em Uberaba durante seis mandatos, tendo sido eleito pela primeira vez em 1988, aos 23 anos. O candidato pelo MDB assumiu, em 2013, a vaga do então deputado José Henrique (PMDB), e, em 2018, tomou posse no parlamento mineiro para ocupar a vaga de Durval Ângelo (PT).

Tony Carlos foi presidente da Câmara Municipal de Uberaba, quando criou a lei da gratuidade nos ônibus municipais a partir dos 60 anos e o Restaurante Popular. É presidente do MDB na cidade e coordenador regional do partido.

Publicidade

Disputa em Uberaba teve candidatura sub judice

O ex-prefeito Anderson Adauto, do Partido Verde (PV), concorreu às eleições em Uberaba sub judice, devido a um processo envolvendo o registro da candidatura dele. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) negou o registro, mas ainda assim Anderson Adauto garantiu o nome nas urnas, no primeiro turno, que ocorreu dia 6 de outubro.

Após o primeiro turno, o TRE de Minas anunciou que os votos recebidos por Anderson Adauto foram anulados e que os 21.256 votos foram incluídos na contagem dos válidos. Ele foi o terceiro colocado no pleito, com um total de 12,9% da escolha do eleitorado.

Nas redes sociais, a campanha de Adauto se manifestou: “O candidato a prefeito de Uberaba pela Coligação a Força da Esperança, Anderson Adauto, informa que, por uma questão de coerência com seus eleitores, e também pelo fato de querer provar que ele está no gozo dos seus direitos políticos, tanto no sentido de ser candidato quanto no de ser eleitor, ele vai até a última instância para alcançar estes objetivos”, informando sobre a decisão de recorrer da decisão.

Anderson Adauto teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação "Eu amo Uberaba" (PP, Podemos, Avante e MDB) com base na suspensão de seus direitos políticos devido a duas condenações por improbidade administrativa, já transitadas em julgado, relacionadas à época em que Adauto foi prefeito de Uberaba -entre 2005 e 2013. As condenações tornaram o ex-prefeito inelegível.

Após o resultado das eleições em Uberaba, os desafios da próxima gestão

Uberaba está entre os cem municípios mais ricos do agronegócio nacional, segundo ranking divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no último dia 15 de outubro. Pelo levantamento, o município é o mais rico da Região Sudeste. Uberaba abriga uma universidade federal, grandes centros médicos e comerciais que apoiam cidades menores no entorno. Uberaba também se destaca no desenvolvimento de genética de bovinos.

Publicidade

A nova gestão municipal terá, em 2025, a proposta orçamentária do município estimada em R$2.629.025.544,26, com o desafio de apresentar soluções para um dos principais problemas da cidade, que é o desabastecimento de água em períodos de estiagem. Também terá que ofertar melhorias no sistema de transporte público BRT, além de mostrar soluções para a atual fila na saúde pública da cidade.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]