Elisa Araújo, candidata do PSD, foi reeleita prefeita de Uberaba (MG) por mais quatro anos. No segundo turno das eleições municipais 2024, realizado neste domingo (27), ela repetiu a disputa em segundo turno com o candidato Tony Carlos (MDB), como havia ocorrido no pleito de 2020. O vice dela na chapa é Mauricinho de Sá, do partido Mobilização Nacional (Mobiliza).
Com todas as seções totalizadas, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Elisa ficou com 55,60% dos votos válidos (86.492), e Tony Carlos teve 44,40% dos votos válidos (69.067).
A votação confirmou a vantagem que Elisa Araújo já tinha conquistado no primeiro turno (6 de outubro), quando a candidata do PSD obteve 46,36% dos votos válidos (76.409), contra 28,09% de votos de Tony Carlos (46.294).
Quem é Elisa Araújo
Elisa Gonçalves de Araújo, atual prefeita de Uberaba, é arquiteta e urbanista e especialista em gestão. Ela foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande e, em 2021, tornou-se a primeira mulher a assumir a prefeitura de Uberaba, em 200 anos de história. O adversário na época era também o radialista Tony Carlos.
Durante a campanha em 2024, Elisa Araújo apresentou propostas como a expansão das atividades do Restaurante Popular criando pontos de comercialização de marmitex; a construção de seis unidades de ensino com a geração de mais de 1,8 mil vagas; e a implantação da iniciativa "Remédio em casa".
Em 2022, Elisa Araújo apoiou publicamente a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas eleições municipais deste ano, o empresário Samir Cecílio foi o candidato do PL na cidade e contou com a presença de Bolsonaro durante o lançamento de sua pré-candidatura, mas ficou apenas em quarto lugar na preferência do eleitor, com 9,08% dos votos.
Quem é Tony Carlos
Ex-deputado estadual por Minas Gerais, Tony Carlos foi vereador em Uberaba durante seis mandatos, tendo sido eleito pela primeira vez em 1988, aos 23 anos. O candidato pelo MDB assumiu, em 2013, a vaga do então deputado José Henrique (PMDB), e, em 2018, tomou posse no parlamento mineiro para ocupar a vaga de Durval Ângelo (PT).
Tony Carlos foi presidente da Câmara Municipal de Uberaba, quando criou a lei da gratuidade nos ônibus municipais a partir dos 60 anos e o Restaurante Popular. É presidente do MDB na cidade e coordenador regional do partido.
Disputa em Uberaba teve candidatura sub judice
O ex-prefeito Anderson Adauto, do Partido Verde (PV), concorreu às eleições em Uberaba sub judice, devido a um processo envolvendo o registro da candidatura dele. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) negou o registro, mas ainda assim Anderson Adauto garantiu o nome nas urnas, no primeiro turno, que ocorreu dia 6 de outubro.
Após o primeiro turno, o TRE de Minas anunciou que os votos recebidos por Anderson Adauto foram anulados e que os 21.256 votos foram incluídos na contagem dos válidos. Ele foi o terceiro colocado no pleito, com um total de 12,9% da escolha do eleitorado.
Nas redes sociais, a campanha de Adauto se manifestou: “O candidato a prefeito de Uberaba pela Coligação a Força da Esperança, Anderson Adauto, informa que, por uma questão de coerência com seus eleitores, e também pelo fato de querer provar que ele está no gozo dos seus direitos políticos, tanto no sentido de ser candidato quanto no de ser eleitor, ele vai até a última instância para alcançar estes objetivos”, informando sobre a decisão de recorrer da decisão.
Anderson Adauto teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação "Eu amo Uberaba" (PP, Podemos, Avante e MDB) com base na suspensão de seus direitos políticos devido a duas condenações por improbidade administrativa, já transitadas em julgado, relacionadas à época em que Adauto foi prefeito de Uberaba -entre 2005 e 2013. As condenações tornaram o ex-prefeito inelegível.
Após o resultado das eleições em Uberaba, os desafios da próxima gestão
Uberaba está entre os cem municípios mais ricos do agronegócio nacional, segundo ranking divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no último dia 15 de outubro. Pelo levantamento, o município é o mais rico da Região Sudeste. Uberaba abriga uma universidade federal, grandes centros médicos e comerciais que apoiam cidades menores no entorno. Uberaba também se destaca no desenvolvimento de genética de bovinos.
A nova gestão municipal terá, em 2025, a proposta orçamentária do município estimada em R$2.629.025.544,26, com o desafio de apresentar soluções para um dos principais problemas da cidade, que é o desabastecimento de água em períodos de estiagem. Também terá que ofertar melhorias no sistema de transporte público BRT, além de mostrar soluções para a atual fila na saúde pública da cidade.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024