Ricardo Silva, candidato do partido PSD, será o prefeito de Ribeirão Preto a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Ele venceu o adversário Marco Aurelio (Novo) no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27).
O resultado das eleições em Ribeirão Preto foi um dos mais acirrados deste 2º turno, com menos de 0,5 ponto percentual de diferença entre os candidatos. Ricardo Silva foi eleito com uma diferença de apenas 687 votos para o segundo colocado.
Com 100% das urnas apuradas, Ricardo Silva teve 131.421 votos, 50,13% dos válidos válidos, contra 130.734 votos para Marco Aurélio, 49,87% dos votos válidos, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O resultado confirmou a vantagem aberta por Silva no primeiro turno (6 de outubro), quando o candidato do PSD obteve 48,44% dos votos na cidade (128.466 votos), enquanto Marco Aurélio totalizou 24,94% da preferência do eleitor (66.136 votos).
O deputado federal Ricardo Silva contou com o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) no horário eleitoral gratuito e também do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Ribeirão Preto teve confronto entre Tarcísio e Zema
Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - no campo da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - estiveram em lados opostos no primeiro e no segundo turnos das eleições em Ribeirão Preto. Tarcísio, a pedido do seu secretário de Relações Institucionais, Gilberto Kassab, apoiou Ricardo Silva, enquanto Zema fez campanha para Marco Aurélio, colega de partido.
Apesar da disputa, Zema e Tarcísio evitaram ataques pessoais e não mencionaram os candidatos adversários, focando nas propostas e nas biografias dos respectivos apadrinhados. Os governadores gravaram materiais de campanha para as redes sociais e programas de rádio e televisão do horário eleitoral dos dois candidatos.
Marco Aurélio é deputado federal e defensor do empreendedorismo
Marco Aurélio Martins, de 53 anos, é casado e pai de cinco filhos. Formado em química industrial e pós-graduado em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entrou recentemente na política. Empresário, Martins defende o incentivo ao empreendedorismo e foi superintendente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) entre 2005 e 2011.
Durante a campanha, Martins contou com o apoio de outros importantes nomes do Partido Novo, como o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR).
Ricardo Silva é filho do primeiro deputado estadual deficiente visual
Ricardo Silva, de 38 anos, é casado e tem uma filha. Iniciou a carreira política aos 27 anos, quando foi eleito vereador em Ribeirão Preto. Em 2016, concorreu à prefeitura, mas perdeu o segundo turno para Duarte Nogueira (PSDB), atual prefeito do município.
Em 2018, Silva foi eleito suplente de deputado federal e assumiu o cargo em 2020, após a morte do titular. Em 2022, foi eleito deputado federal com mais de 130 mil votos.
Ricardo é filho de Rafael Silva, o primeiro deputado estadual deficiente visual do Brasil. Rafael está no quinto mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e foi vereador em Ribeirão Preto por dois mandatos.
Após resultado das eleições em Ribeirão Preto, prefeito terá desafios na habitação
Segundo levantamento exclusivo da Gazeta do Povo, Ribeirão Preto ocupa a 92ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros, destacando-se entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil. A cidade obteve nota 7,13, apenas 0,64 abaixo da líder São Caetano do Sul (SP).
O estudo avaliou segurança, infraestrutura, saúde, educação, economia e emprego. O maior desafio do município é o déficit habitacional, com cerca de 50 mil moradias necessárias, segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social. Além disso, a cidade enfrenta problemas com a qualidade do ar, semelhante às grandes capitais.
Com cerca de 730 mil habitantes, Ribeirão Preto é a oitava cidade mais populosa do estado de São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conhecida como “Califórnia Brasileira”, a cidade se destaca por sua economia voltada ao agronegócio e à alta tecnologia.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024