Disputa equilibrada entre candidatos de direita marca eleições em Santos.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Candidato à reeleição em Santos, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) venceu a deputada federal Rosana Valle (PL) no segundo turno das eleições de 2024, neste domingo (27), e seguirá na gestão da prefeitura até 2028. Ele assumirá o novo mandato em 1º de janeiro de 2025.

CARREGANDO :)

Com 100% das urnas apuradas, o resultado das eleições em Santos indicou que Rogério Santos recebeu 53,37% dos votos válidos (118.562), contra 46,63% (103.592) de Rosana Valle, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Formado em odontologia pela Universidade Santa Cecília, Santos tem 58 anos, é servidor público concursado desde 1988 e foi assessor parlamentar do deputado Paulo Alexandre Barbosa na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele ainda ocupou os cargos de chefe de Gabinete e secretário de Governo durante a gestão de Barbosa na prefeitura santista. 

Publicidade

Em 2020, ele participou da primeira eleição e foi eleito pelo prefeito de Santos pelo PSDB com 101.268 votos. Durante o primeiro mandato, o ex-tucano migrou para o Republicanos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A jornalista Rosana Valle teve uma carreira de cerca de 20 anos na TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, onde trabalhou como repórter, apresentadora e âncora. Em 2018, ela foi eleita deputada federal pelo PSB e quatro anos depois foi reeleita pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aliada da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, Valle contou com a presença do casal no lançamento da candidatura à prefeitura santista. 

Polarizado, primeiro turno já apontava para disputa entre Rogério Santos e Rosana Valle

Com quatro candidatos, a eleição municipal em Santos foi polarizada pelos candidatos do espectro da direita Rogério Santos e Rosana Valle desde o primeiro turno, com participação discreta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), correligionário do prefeito santista.

Rosana Valle é apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas também conta com a simpatia de Tarcísio, que inclusive cogitou a possibilidade de ter a deputada federal como vice na chapa ao governo do estado em 2022. Apesar da proximidade entre os líderes dos partidos, a campanha foi marcada pelo acirramento da disputa eleitoral com as duas forças políticas no protagonismo do pleito santista.

No primeiro turno, o resultado das eleições em Santos teve o prefeito com 43,29% da preferência dos santistas, com 101.498 votos, seguido de perto pela parlamentar do PL, que acumulou então 99.999 votos, o que representou 42,65% do eleitorado nas urnas. A petista Telma Souza teve 13,4% dos votos válidos e Nando Pinheiro (Avante) atingiu apenas 0,67%.

Publicidade

Prefeito eleito pode entregar promessa secular do túnel imerso Santos-Guarujá

O prefeito eleito em 2024 será responsável pelas obras do túnel imerso entre Santos e Guarujá, projeto aguardado há mais de 100 anos na Baixada Santista, cuja execução é prometida em parceria firmada entre município, governo estadual e administração federal.  

O investimento previsto é de R$ 5,6 bilhões para a construção do túnel de 800 metros de extensão e com 21 metros de profundidade. A expectativa é que a obra seja concluída até 2028. No início de outubro, os deputados estaduais de São Paulo aprovaram a autorização para a construção e gestão do túnel por meio de uma parceria público-privada (PPP).

O trajeto por balsa entre Santos e Guarujá possui um dos maiores fluxos de veículos diários do mundo e pode variar entre 18 e 60 minutos. Nos horários de pico e alta demanda pelo serviço durante a temporada de verão, há filas e congestionamento das ruas do entorno com veículos em busca do serviço. 

Após os resultados das eleições em Santos, os desafios da gestão municipal

A cidade de Santos está entre as 100 melhores do Brasil para se viver, de acordo com o ranking da Gazeta do Povo. O município do litoral paulista é o 54º na lista com a nota geral de 6,9, uma média da pontuação de dados coletados em diferentes áreas, como educação, segurança pública, economia, infraestrutura, emprego, cultura e saúde.

A cidade de aproximadamente 450 mil habitantes ficou conhecida como “amiga do idoso” por programas e atividades para a população acima dos 65 anos. No item “expectativa de vida”, Santos teve a nota 8,6 no ranking da Gazeta do Povo. A avaliação na área da saúde foi de 6,5. No setor cultural, a cidade atingiu a nota de 5,9, mais alta que a pontuação de todas as capitais brasileiras.

Publicidade

A Baixada Santista é um dos principais destinos no litoral paulista durante as temporadas de verão. No setor de infraestrutura, a nota de 8,2 coloca o município santista no patamar das melhores capitais do país, atrás apenas de Curitiba, que atingiu 8,3 no levantamento.

A pior avaliação de Santos foi na economia municipal, com a nota de 5,3. Uma das justificativas é a série de obras viárias e para ampliação do VLT - veículo leve sobre trilhos - pela cidade com impacto no trânsito e no comércio local, um dos principais problemas apontados pela candidata da oposição Rosana Valle nos embates com o atual prefeito Rogério Santos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]