Candidato à reeleição em Santos, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) venceu a deputada federal Rosana Valle (PL) no segundo turno das eleições de 2024, neste domingo (27), e seguirá na gestão da prefeitura até 2028. Ele assumirá o novo mandato em 1º de janeiro de 2025.
Com 100% das urnas apuradas, o resultado das eleições em Santos indicou que Rogério Santos recebeu 53,37% dos votos válidos (118.562), contra 46,63% (103.592) de Rosana Valle, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Formado em odontologia pela Universidade Santa Cecília, Santos tem 58 anos, é servidor público concursado desde 1988 e foi assessor parlamentar do deputado Paulo Alexandre Barbosa na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele ainda ocupou os cargos de chefe de Gabinete e secretário de Governo durante a gestão de Barbosa na prefeitura santista.
Em 2020, ele participou da primeira eleição e foi eleito pelo prefeito de Santos pelo PSDB com 101.268 votos. Durante o primeiro mandato, o ex-tucano migrou para o Republicanos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A jornalista Rosana Valle teve uma carreira de cerca de 20 anos na TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, onde trabalhou como repórter, apresentadora e âncora. Em 2018, ela foi eleita deputada federal pelo PSB e quatro anos depois foi reeleita pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Aliada da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, Valle contou com a presença do casal no lançamento da candidatura à prefeitura santista.
Polarizado, primeiro turno já apontava para disputa entre Rogério Santos e Rosana Valle
Com quatro candidatos, a eleição municipal em Santos foi polarizada pelos candidatos do espectro da direita Rogério Santos e Rosana Valle desde o primeiro turno, com participação discreta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), correligionário do prefeito santista.
Rosana Valle é apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas também conta com a simpatia de Tarcísio, que inclusive cogitou a possibilidade de ter a deputada federal como vice na chapa ao governo do estado em 2022. Apesar da proximidade entre os líderes dos partidos, a campanha foi marcada pelo acirramento da disputa eleitoral com as duas forças políticas no protagonismo do pleito santista.
No primeiro turno, o resultado das eleições em Santos teve o prefeito com 43,29% da preferência dos santistas, com 101.498 votos, seguido de perto pela parlamentar do PL, que acumulou então 99.999 votos, o que representou 42,65% do eleitorado nas urnas. A petista Telma Souza teve 13,4% dos votos válidos e Nando Pinheiro (Avante) atingiu apenas 0,67%.
Prefeito eleito pode entregar promessa secular do túnel imerso Santos-Guarujá
O prefeito eleito em 2024 será responsável pelas obras do túnel imerso entre Santos e Guarujá, projeto aguardado há mais de 100 anos na Baixada Santista, cuja execução é prometida em parceria firmada entre município, governo estadual e administração federal.
O investimento previsto é de R$ 5,6 bilhões para a construção do túnel de 800 metros de extensão e com 21 metros de profundidade. A expectativa é que a obra seja concluída até 2028. No início de outubro, os deputados estaduais de São Paulo aprovaram a autorização para a construção e gestão do túnel por meio de uma parceria público-privada (PPP).
O trajeto por balsa entre Santos e Guarujá possui um dos maiores fluxos de veículos diários do mundo e pode variar entre 18 e 60 minutos. Nos horários de pico e alta demanda pelo serviço durante a temporada de verão, há filas e congestionamento das ruas do entorno com veículos em busca do serviço.
Após os resultados das eleições em Santos, os desafios da gestão municipal
A cidade de Santos está entre as 100 melhores do Brasil para se viver, de acordo com o ranking da Gazeta do Povo. O município do litoral paulista é o 54º na lista com a nota geral de 6,9, uma média da pontuação de dados coletados em diferentes áreas, como educação, segurança pública, economia, infraestrutura, emprego, cultura e saúde.
A cidade de aproximadamente 450 mil habitantes ficou conhecida como “amiga do idoso” por programas e atividades para a população acima dos 65 anos. No item “expectativa de vida”, Santos teve a nota 8,6 no ranking da Gazeta do Povo. A avaliação na área da saúde foi de 6,5. No setor cultural, a cidade atingiu a nota de 5,9, mais alta que a pontuação de todas as capitais brasileiras.
A Baixada Santista é um dos principais destinos no litoral paulista durante as temporadas de verão. No setor de infraestrutura, a nota de 8,2 coloca o município santista no patamar das melhores capitais do país, atrás apenas de Curitiba, que atingiu 8,3 no levantamento.
A pior avaliação de Santos foi na economia municipal, com a nota de 5,3. Uma das justificativas é a série de obras viárias e para ampliação do VLT - veículo leve sobre trilhos - pela cidade com impacto no trânsito e no comércio local, um dos principais problemas apontados pela candidata da oposição Rosana Valle nos embates com o atual prefeito Rogério Santos.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF
CEO do Carrefour pede desculpas por criticar qualidade de carne brasileira
Como fica a divisão de poder entre direita e esquerda na América Latina após as eleições no Uruguai
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024