Marcelo Lima, candidato do Podemos, será o prefeito de São Bernardo do Campo (SP) a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Ele venceu Alex Manente (Cidadania) no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27).
O Tribunal Superior Eleitoral declarou Marcelo Lima eleito com 205.831 votos, o que equivale a 55,74% dos votos válidos. Já Manente conseguiu o apoio de 163.429 eleitores, correspondendo a 44,26% dos votos válidos.
O resultado confirmou a pequena vantagem que Lima já havia registrado no primeiro turno (6 de outubro), quando o candidato do Podemos obteve 28,64% dos votos válidos na cidade (119.593 votos), enquanto Alex Manente totalizou 26,53% dos votos válidos na preferência do eleitor (110.791 votos).
PT não consegue eleger sucessor pela terceira vez consecutiva em São Bernardo do Campo
No primeiro turno das eleições municipais na cidade, o candidato Luiz Fernando (PT) ficou de fora da disputa, mesmo com o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no município em que o presidente da República iniciou carreira política como líder do Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.
Luiz Fernando ficou em terceiro lugar, com 23,09% dos votos (96.426 votos), na terceira eleição consecutiva em que o PT não conseguiu eleger um sucessor desde que Luiz Marinho (PT) deixou a prefeitura do município, em 2016.
A candidata Flávia Morando (União), apoiada pelo tio e atual prefeito do município, Orlando Morando (PSDB), ficou em quarto lugar com 21,38% (89.276 votos). O resultado demonstrou uma baixa transferência de votos de Morando, que foi reeleito em 2020 ainda no primeiro turno, com 67,28% dos votos (261.761 votos). O candidato Claudio Donizete, do PSTU, ficou em quinta colocação com 0,36% dos votos no primeiro turno (1.507 votos).
Ex-vice recebeu apoio do atual prefeito apenas no segundo turno
Em 2024, Marcelo Lima (Podemos) se candidatou ao Executivo de São Bernardo do Campo pela primeira vez como prefeito. Ele foi eleito vice-prefeito do município e assumiu o cargo em 2017, tendo deixado a administração do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), em 2022 para se candidatar a deputado federal pelo Solidariedade.
Apesar de eleito deputado federal, Lima perdeu o mandato por infidelidade partidária, em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter se desfiliado do Solidariedade e mudado para o PSB em 2023 sem uma justificativa aceita pela Corte Eleitoral.
Marcelo Lima já ocupou o cargo de vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo PPS por dois mandatos, além de suplente de deputado estadual da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Nestas eleições, Lima compôs chapa com a sargento Jessica Cormick (Avante), policial militar. O atual prefeito Orlando Morando decidiu apoiar a candidatura de Lima no segundo turno, contrariando o pedido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de apoiar Alex Manente.
Candidato do Cidadania disputou a prefeitura de SBC pela quarta vez
O candidato do Cidadania, Alex Manente, disputou a prefeitura de São Bernardo do Campo pela quarta vez em 2024. O advogado entrou para a política em 2005, quando assumiu como vereador na cidade, sendo posteriormente deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por três vezes.
Em 2008, ele disputou a prefeitura do município pelo PPS, em uma chapa com o PCdoB, e ficou em terceiro lugar. Em 2012, Manente compôs uma chapa com Admir Ferro, do PSDB, e ficou em segundo lugar da disputa, porém perdeu do então candidato do PT, Luiz Marinho, que foi eleito com 65,79% dos votos no primeiro turno.
Na terceira vez que disputou o Executivo de São Bernardo do Campo, em 2016, Manente concorreu novamente com Admir Ferro, mas o vice havia mudado para o PTB. Ambos perderam a eleição no segundo turno para o então candidato do PSDB, Orlando Morando.
Em 2024, Manente compôs chapa com o vice Paulo Eduardo, vereador do PL, amigo de longa data de Jair Bolsonaro (PL), garantindo o apoio do ex-presidente. Em vídeo postado nas redes sociais de Paulo Eduardo, Bolsonaro afirmou que "não temos cabeça de chapa, mas temos vice".
"A gente pede seu voto aí em São Bernardo para Manente. É o nosso candidato a prefeito, cujo vice é o Paulo Chuchu", disse o ex-presidente. Manente também recebeu o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Bolsonaro.
Após os resultados das eleições em São Bernardo do Campo, os desafios da gestão municipal
O município de São Bernardo do Campo fica localizado na região metropolitana de São Paulo e é conhecido por atrair as primeiras montadoras de veículos do Brasil desde a década de 1950 e por ser o berço eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o ranking desenvolvido com exclusividade pela Gazeta do Povo sobre os melhores municípios para se morar, São Bernardo do Campo ocupa a 225ª posição entre as mais de 5,5 mil cidades brasileiras. Ainda que esteja bem colocada no ranking, a cidade possui diversos desafios, entre eles a segurança pública.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, São Bernardo do Campo ocupa a 43ª posição entre as 50 cidades com maiores taxas de roubo e furto de celular entre os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes. O tema veio à tona no debate entre os candidatos para o segundo turno realizado pelo G1 e passou por propostas como o aumento do número de viaturas e a instalação de câmeras de segurança.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024