Além da prefeitura, os candidatos em São José do Rio Preto (SP) disputaram o apoio do governador Tarcísio de Freitas.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O Coronel Fábio Candido (PL) foi eleito prefeito de São José do Rio Preto (SP), neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais 2024. Com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha, ele derrotou seu adversário, Itamar (MDB), e vai comandar a prefeitura municipal pelos próximos quatro anos.

CARREGANDO :)

O Tribunal Superior Eleitoral declarou Fabio Candido eleito com 123.349 votos, o que equivale a 59,97% dos válidos. Já Itamar recebeu o apoio de 82.349 eleitores, correspondendo a 40,03% dos votos válidos.

Quem é Coronel Fábio Candido

Fábio Rogério Candido é natural de São José do Rio Preto e é policial militar de formação. O primeiro contato dele com a PM foi aos 15 anos, quando ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Lá, ele fez o Curso de Formação de Oficiais e foi declarado aspirante a oficial em 1993.

Publicidade

Na PM, atuou em atividades operacionais, estratégicas e na formação de policiais na mesma academia que frequentou quando jovem. Defendendo a pauta da Segurança Pública, teve a primeira experiência na política em 2022, quando foi candidato a deputado federal e não se elegeu, ficando na suplência do partido.

Quem é Itamar

Itamar Francisco Machado Borges é natural de Santa Fé do Sul (SP) e advogado por formação. Começou a ligação com a política ainda na adolescência, participando de grupos e movimentos estudantis.

Foi vereador, três vezes prefeito de Santa Fé do Sul, secretário estadual de Agricultura de São Paulo e atualmente está no quarto mandato como deputado estadual.

Candidatos disputaram a prefeitura e o apoio de Tarcísio de Freitas

Do mesmo partido de Bolsonaro, Candido recebeu o apoio do ex-presidente desde o início da campanha. Em vídeo divulgado às vésperas do segundo turno, Bolsonaro reforçou que o coronel da PM “é o candidato do nosso lado, com o número 22”. O filho Eduardo e a esposa Michele também gravaram várias peças de campanha para o candidato do PL.

O governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) apareceu em algumas das postagens feitas pela campanha de Candido nas redes sociais do candidato. Mas seu partido, o Republicanos, faz parte da coligação de Itamar, adversário do PL no segundo turno em São José do Rio Preto.

Publicidade

Em uma das peças, Candido chega a comparar sua trajetória política com a do governador de São Paulo. “Somos a esperança de um povo que não acredita mais na velha política. Estamos vivendo o momento da renovação. Assim como Tarcísio de Freitas, sou o gestor público escolhido por Jair Bolsonaro, o nosso Capitão”, postou o candidato do PL.

A presença de Tarcísio na campanha de Candido incomodou Itamar. O motivo: o Republicanos, partido do governador, fez parte da coligação “Rio Preto Pra Todos, Pra Frente e Pra Já!”, junto a PP, Podemos, Solidariedade, União Brasil, PSD, Federação PSDB Cidadania, PRTB, Avante e o MDB do próprio Itamar.

A campanha, por isso, entrou na Justiça Eleitoral para impedir o uso da imagem do governador pelo adversário. Em vídeo publicado nas redes de Itamar, que também contou com o apoio do atual prefeito na campanha, Tarcísio destacou a atuação de Itamar como “alguém que vem contribuindo com o estado de São Paulo até hoje, nos ajudando muito”.

Após o resultado das eleições em São José do Rio Preto, os desafios à gestão municipal

O município de São José do Rio Preto ficou na posição 182 do ranking elaborado pela Gazeta do Povo sobre as melhores cidades para se morar no Brasil, com uma nota 6,97 em uma escala de 0 a 10. O estudo leva em conta dados de fontes oficiais sobre diversas áreas do município.

No quesito infraestrutura urbana, por exemplo, o município recebeu uma nota 5,79 pela presença dos chamados “aglomerados subnormais” – a forma que o IBGE usa para se referir a áreas de favelas ou comunidades. Tal indicador pode ser um ponto de atenção para a implantação de políticas públicas relacionadas à moradia pelo próximo prefeito.

Publicidade

O cenário se repete quando são ponderados os dados do IBGE sobre a presença de famílias em condição de rua no município. Neste ponto, São José do Rio Preto recebeu uma nota 5,09, na mesma escala.

A geração de emprego e renda é outro ponto de atenção para a próxima gestão, de acordo com o ranking da Gazeta do Povo. A nota relacionada ao PIB per capita ficou em 4,11. Quando combinada com a nota relativa à quantidade de pessoas com emprego formal no município, a nota final para a área de economia em São José do Rio Preto foi avaliada em 4,89.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]