• Carregando...
Resultado eleições São José dos Campos (SP)
Os eleitores do município de São José dos Campos (SP) voltaram às urnas neste domingo (27) para escolher o prefeito da gestão 2025-2028.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Anderson Farias, candidato do partido PSD, seguirá à frente da prefeitura de São José dos Campos a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Ele venceu o adversário Eduardo Cury (PL) no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27).

O resultado da eleição em São José dos Campos foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicando a vitória de Anderson Farias. Ele reelegeu com 196.462 votos, 58,26% dos votos válidos. Já Eduardo Cury alcançou 140.775 votos, 41,74% dos votos válidos.

O resultado final das eleições em São José dos Campos confirmou a vantagem que Anderson Farias já tinha registrado no primeiro turno (6 de outubro), quando o candidato do PSD obteve 39,66% dos votos válidos na cidade (145.061 votos), enquanto Eduardo Cury totalizou 25,96% da preferência do eleitor (94.947 votos).

Anderson Farias contou com o apoio do secretário de Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e também do deputado federal Delegado Palumbo (MDB).

Farias assumiu após prefeito deixar cargo para ser vice de Tarcísio

Anderson Farias (PSD) foi eleito vice-prefeito de São José dos Campos em 2020, na chapa de Felicio Ramuth (PSD). Ramuth deixou o cargo em 2022 para concorrer como vice-governador na chapa do então candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Durante a campanha de Farias, os principais apoios foram do secretário de Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e do deputado federal delegado Palumbo (MDB). Felicio e Farias eram filiados ao PSDB, mas com a entrada de Kassab para apoiar Tarcísio em 2022, ambos migraram para o PSD.

Disputa teve prefeito, ex-prefeito, deputado estadual e federal

Seis candidatos concorreram à prefeitura de São José dos Campos: Anderson Farias (PSD), Elton Alves (União Brasil), Eduardo Cury (PL), Wilson Cabral (PDT), Wagner Balieiro (PT) e Toninho Ferreira (PSTU).

Entre os concorrentes, estavam o atual prefeito, Anderson Farias, o ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury, o deputado estadual Elton Farias, o professor do Instituto de Tecnológico e Aeronáutica (ITA) Wilson Cabral, Wagner Balieiro vereador por quatro mandatos e o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, Toninho Ferreira.

Com candidatos de correntes políticas diferentes, a campanha em São José dos Campos foi heterogênea. Os debates e sabatinas ocorreram de forma respeitosa entre os postulantes ao cargo de prefeito, com foco na apresentação de propostas para a cidade.

Farias tem trajetória como secretário em gestões tucanas

Anderson Farias, de 49 anos, filiado ao PSD é formado em gestão pública, atuou em secretarias municipais desde 1998. Em São José dos Campos, foi secretário de Administração em 2008 e de Transportes de 2009 a 2012.

O candidato à reeleição foi chefe de gabinete do deputado federal Eduardo Cury, seu principal adversário na disputa de 2024. Até 2022, Farias era vice-presidente municipal do PSDB.

Anderson Farias é casado com Sheila Farias e tem três filhos.

Cury foi prefeito de São José dos Campos

Eduardo Cury, de 61 anos, formado em engenheiro mecânica, é filiado ao Partido Liberal, e busca retornar à prefeitura de São José dos Campos, cargo que já ocupou em 2004 e 2008.

O candidato começou a sua carreira pública como chefe de gabinete do prefeito de São José dos Campos em 1997 e, dois anos depois, assumiu a Secretaria de Transportes, onde permaneceu até por quatro anos.

O ex-prefeito foi eleito deputado federal em 2014 com mais de 185 mil votos, depois foi reeleito em 2018. Cury votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O ex-deputado foi filiado ao PSDB por 35 anos.

Após resultado das eleições em São José dos Campos, prefeito terá desafios na infraestrutura

Segundo levantamento exclusivo da Gazeta do Povo, São José dos Campos está na 95ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros, destacando-se entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil.

O estudo avaliou segurança, infraestrutura, saúde, educação, economia e emprego. O ponto crítico é a infraestrutura, especialmente a funcionalidade da Ponte Estaiada, alvo de críticas e investigação. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) questionou a eficiência da ponte para a prefeitura. A obra ficou pronta em 2020.

O Tribunal de Justiça determinou que a prefeitura faça melhorias no trânsito na área da ponte em até dois anos. A obra custou cerca de R$ 60 milhões. Além disso, as rodovias da região e o aeroporto local também recebem críticas frequentes.

Por outro lado, a cidade se destaca em tecnologia e indústria, com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, que abriga 152 empresas e startups. Com cerca de 725 mil habitantes, São José dos Campos é a maior cidade do Vale do Paraíba Paulista, que inclui 39 municípios, entre eles, cidades do litoral norte e da região metropolitana. O município é o 8ª mais populoso do estado de São Paulo, excluindo a capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]