Sergio Victor, candidato do partido Novo, será o prefeito de Taubaté (SP) a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Ele venceu Ortiz Junior (Republicanos) no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Sergio Victor eleito com 97.450 votos, o que equivale a 61,98% dos votos válidos. Enquanto Ortiz Júnior foi a preferência de 59.768 eleitores, correspondendo a 38,02% dos votos válidos.
O resultado representou uma virada em relação ao resultado obtido pelos concorrentes à prefeitura de Taubaté no primeiro turno (6 de outubro), quando Ortiz Junior ficou à frente na disputa municipal, com 36,20% dos votos válidos ou 57.565 votos, enquanto Sergio Victor avançou com o segundo lugar, tendo somado 23,52% da preferência do eleitor (37.399 votos). O atual prefeito do município, José Saud (PP), ficou com apenas 1,52% (2.414 votos) no primeiro turno das eleições 2024.
Sergio Victor ocupará o cargo no Executivo pela primeira vez. O empresário entrou para a política em 2019, quando foi eleito deputado estadual em São Paulo. Ele é primeiro suplente do Novo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Ortiz Junior se candidatou pela coligação “Taubaté que a gente quer”, composta pelos partidos Republicanos, Podemos, União Brasil, PSD, Avante, Cidadania e PSDB. Sergio Victor, por sua vez, compôs a coligação “Um novo caminho para Taubaté”, com Novo e PDT.
Enquanto a candidatura de Sergio Victor foi representada por um sentimento de mudança para a cidade de Taubaté, a candidatura de Ortiz Junior foi vista como uma sensação de continuidade de uma política que o município já provou. Isso porque, além de Ortiz Junior ter sido prefeito do município por dois mandatos, a família Ortiz tem um histórico de domínio da política local há muitos mandatos. José Bernardo Ortiz, falecido em setembro aos 87 anos, foi um dos mais importantes da família, tendo sido prefeito por quatro mandatos, pelo PMDB (atual MDB) e depois pelo PSDB.
A prefeitura depois foi ocupada por sucessores de José Bernardo Ortiz, como Salvador Khuriyeh, Mário Ortiz, Roberto Peixoto e o filho Ortiz Junior, que então disputou novamente as eleições em 2024.
Atual prefeito ficou na última posição entre os concorrentes que disputaram o 1º turno das eleições em Taubaté
O atual prefeito de Taubaté, José Saud (PP), ficou em 6º e último lugar na disputa à reeleição à prefeitura nas eleições 2024, com 1,52% do total - 2.414 votos. Pesquisa divulgada pelo instituto Gerp no dia 6 de setembro mostrou uma alta rejeição do eleitorado local a Saud: 48%, a maior entre os candidatos na disputa então, além de uma desaprovação da gestão de 81%.
Em 2020, Saud foi eleito com 65,01% do total (92.770 votos) em Taubaté. Ele, que havia sido secretário de Turismo e Cultura de Ortiz Júnior em 2013, quebrou uma hegemonia de oito anos da gestão tucana, deixando o candidato indicado pelo então prefeito Ortiz Júnior em terceiro lugar. Na ocasião, Saud venceu em segundo turno da candidata do Cidadania, Loreny, que ficou com 34,99% da preferência do eleitorado (49.942 votos).
Em 2024, Loreny também disputou o primeiro turno das eleições à prefeitura de Taubaté, mas pelo partido Solidariedade, ficando em quarto lugar, com 15,18% (24.133 votos). Em terceiro lugar ficou Márcia do PL, com 21,56% ou 34.277 votos.
- Metologia da pesquisa citada: 400 entrevistados pelo instituto Gerp entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela campanha da candidata Márcia do PL. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 5 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03896/2024.
Candidato com maior votação recebeu apoio do governador Tarcísio de Freitas
Ortiz Junior, que teve o maior índice de votos no primeiro turno disputado em Taubaté, recebeu apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um vídeo divulgado no Instagram do candidato. Anteriormente, o chefe do Executivo paulista chegou a declarar neutralidade na campanha de Taubaté.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apoiou a candidata Márcia do PL, tendo realizado uma carreata ao lado dela, com a participação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), faltando poucos dias para a realização do primeiro turno. Já o candidato do PT, Coronel Paulo Ribeiro, ficou em quinto lugar: o resultado do primeiro turno em Taubaté indicou o candidato com 2,02% (3.210 votos).
Ele declarou, no debate televisivo promovido pela Rede Vanguarda, ser de esquerda e ter o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os índices de aprovação da pesquisa Gerp mencionada tiveram relação com os resultados na urna, tendo em vista que Tarcísio é aprovado por 68% da população de Taubaté, enquanto Lula é desaprovado por 61%.
Após os resultados das eleições em Taubaté, os desafios do município
Localizado no Vale do Ribeira, região sul do estado de São Paulo, o município de Taubaté tem boa colocação no ranking elaborado pela Gazeta do Povo sobre as melhores cidades para se morar no país. No ranking geral, Taubaté ficou em 71º lugar entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Além disso, está entre as 100 melhores cidades de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, ocupando a 9ª posição do ranking da Gazeta do Povo. Apesar da boa colocação, temas como segurança pública vieram à tona nos debates eleitorais, sendo levantado pelo candidato Coronel Paulo Ribeiro.
Ele evidenciou que Taubaté está no que chamou de "mapa da violência" e, para tirar a cidade desse espectro, a então candidata Loreny defendeu aumentar a iluminação em praças públicas, além de colocar mais câmeras de monitoramento e retirar crianças da rua. Outro tema relevante refere-se às ações que devem ser feitas para melhorar a saúde em Taubaté.
Em 2023, com dívidas que ultrapassaram R$ 30 milhões, o Hospital Municipal de Taubaté (Hmut) suspendeu atendimentos devido ao não pagamento de repasse pela prefeitura. Após conseguir empréstimo com o governo federal, a gestão do hospital foi colocada em chamamento público e a Santa Casa de Misericórdia Chavantes foi a escolhida, tendo assumido o hospital municipal no dia 1º de outubro.
Diante da crise, diversas propostas foram discutidas pelos candidatos, como aumento no número de leitos, parceria com o governo estadual e federal para construção de um novo hospital em Taubaté.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião